Paradigma Cine Arte tem 126 sessões do Festival Varilux com atrações diárias

A programação à moda francesa segue até o fim do mês de junho

Destaque na programação das salas ao longo do mês de junho, o Festival Varilux de Cinema Francês, edição 2017, tem espaço privilegiado no Paradigma Cine Arte, em Florianópolis. Até o dia 28, o cinema vai exibir seis filmes por dia, totalizando 126 sessões durante três semanas – a abertura, ali, ocorreu na quinta-feira (8). Nesta segunda (12), por exemplo, estão na programação os longas “Uma Agente Muito Louca” (11h), “Frantz” (13h05), “Na Cama com Victoria” (15h20), “Coração e Alma” (17h20), “O Filho Uruguaio” (19h20) e “O Reencontro” (21h20).

 Até o dia 28, o cinema vai exibir seis filmes do festival Varilux por dia - Divulgação/ND
Até o dia 28, o cinema vai exibir seis filmes do festival Varilux por dia – Divulgação/ND

Na terça-feira (13), os filmes a serem exibidos são “Um Perfil para dois” (11h), “Coração e Alma” (13h), “O Filho Uruguaio” (15h), “Na Vertical” (17h), “Perdidos em Paris” (19h) e “Amanhã” (21h45). Na quarta (14), será a vez de “Perdidos em Paris” (11h), “A Viagem de Fanny” (12h45), “Rock’n Roll – Por Trás da Fama” (14h40), “O Reencontro” (17h05), “Um Instante de Amor” (19h25) e “Frantz” (21h40). A programação completa pode ser acessada por meio do site do Paradigma

Este é o sétimo ano consecutivo em que o festival é exibido em Florianópolis. No ano passado, o festival levou 156 mil brasileiros aos cinemas. Com 19 filmes franceses inéditos exibidos em 55 cidades do país, o festival pretende atrair ainda mais os brasileiros em 2017. O Festival Varilux conta com o patrocínio da Essilor/Varilux, multinacional francesa fabricante exclusivo das lentes multifocais Varilux® e do antirreflexo Crizal.

Embora toda a programação tenha boa qualidade, algumas produções merecem destaque. É o caso de “Duas Garotas Românticas”, filme dirigido por Jacques Demy em 1967 (foi indicado depois para o Oscar de melhor trilha sonora), com Catherine Deneuve e Françoise Dorléac no elenco. Restaurada, a cópia voltou ao circuito para comemorar os 50 anos de lançamento. Marion Cotillard, estrela da nova geração, aparece no drama “Um Instante de Amor” (de Nicole Garcia, 2016) e em “Rock’n Roll”, que faz uma sátira do mundo das celebridades e da busca eterna pela juventude.

“Perdidos em Paris” (Fiona Gordon e Dominique Abel, 2016) tem no elenco a atriz Emanuelle Riva (“Hiroshima Meu Amor” e “Amor”), num de seus últimos papéis – ela morreu este ano. Juliette Binoche (“Tal Mãe, Tal Filha”) e Gérard Depardieu (“Tour de France”) também são nomes conhecidos que estão nos filmes do festival.

Frantz será um dos filmes exibidos nas sessões de junho - Divulgação/ND
Frantz será um dos filmes exibidos nas sessões de junho – Divulgação/ND

Do drama à comédia, com louvores

O diretor do festival, Christian Boudier, destaca que todas as culturas são importantes e merecem um espaço nas telas de cinema. “Para defender a diversidade cultural, vamos continuar a fazer um trabalho intenso para que o Festival Varilux continue a crescer, a estar presente em cada vez mais cidades e mais cinemas, com mais filmes, e também a explorar novos territórios tendo, pela primeira vez, um festival de filmes franceses de realidade virtual”.

Além de “Duas Garotas Românticas”, com Catherine Deneuve, a crítica tem elogiado “Frantz”, do veterano François Ozon, feito em parceria entre franceses e alemães. Trata-se de um drama que aproxima dois jovens de distintas culturas (uma alemã e um francês) em 1919, logo após o fim da Primeira Guerra Mundial. Filmada no ano passado, a trama se transporta para os dias atuais, com sua tentativa de viabilizar a comunhão de diferentes na União Europeia.

Outro destaque é “Uma Família de Dois”, com o ator Omar Sy, que foi o vencedor do Prêmio Francês César, considerado o Oscar da França. A comédia dramática alcançou três milhões de espectadores nas salas francesas.

O Paradigma Cine Arte é um diferencial dos blockbusters exibidos nos grandes cinemas dos shoppings da Capital, com horários de segunda a segunda. Os ingressos custam R$ 25 e R$ 12,50 (meia-entrada). Os filmes do festival também estão nas programações das salas dos shoppings Beiramar e Iguatemi.

Participe do grupo e receba as principais notícias
da Grande Florianópolis na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os
termos de uso e privacidade do WhatsApp.
+

Cinema

Loading...