Planeta.Doc: 80 filmes com as temáticas ambiental e social são exibidos em Florianópolis

Festival segue até 13 de novembro abordando temáticas ambiental e social do mundo contemporâneo por meio da sétima arte

Divulgação

Documentário “O Sal da Terra”, que retrata o trabalho do fotógrafo Sebastião Salgado, é exibido no festival

Uma ampla programação que inclui a exibição de 80 filmes nacionais e internacionais premiados começa nesta segunda-feira em Florianópolis. Até 13 de novembro, a cidade será sede do Festival Internacional de Cinema Socioambiental – Planeta.Doc, evento que aborda as temáticas ambiental e social do mundo contemporâneo por meio da sétima arte. As sessões são gratuitas e estão programadas para os auditórios da UFSC, Udesc, CIC (Centro Integrado de Cultura), Sapiens Parque e Assembleia Legislativa.

O evento central será reforçado por outros: exposições fotográficas, peças teatrais, palestras e debates com diretores e cineastas. Segundo Mônica Linhares, produtora cultural e diretora do evento, o Planeta.Doc quer chamar a atenção para a necessidade da preservação do meio ambiente utilizando o cinema como meio de reflexão.

“A população catarinense terá a oportunidade de assistir a algumas das mais importantes obras socioambientais do mundo, premiadas em festivais internacionais como Sundance, Cannes e Festival de Cinema de Berlim e que conscientizam sobre alternativas de construção das sociedades humanas mais responsáveis e felizes”, destaca.

Para incentivar o debate também entre os alunos da rede municipal de educação de Florianópolis, o Planeta.Doc firmou parceria com o Programa Mapa das Artes e Culturas da Secretaria Municipal de Educação. “Queremos levar os estudantes para as salas de cinema, contribuindo para o processo de conhecimento e transformação destes jovens”, conta a Mônica. Por meio da Udesc-Laguna e Cineclube Iphan, as ações também acontecerão em Laguna, no Cine Mussi (Sesc), e em Ibirama, estendendo o festival a outras regiões do Estado.

Algumas produções consagradas

– “Transgenic Wars”, de Paul Moreira (vencedor do Fica 2015)

– “O Sal da Terra”, de Wim Wenders e Juliano Ribeiro Salgado (vencedor do César de melhor documentário)

– “Planetary”, de Guy Reid (seleção oficial do Washington DC Film Festival)

– “Love Thy Nature”, de Sylvie Rokab (vencedor do Cosmic Angel 2015)

– “Bidder 70” (Tim DeChristopher)

– “Drone” (Tonje Hessen Schei)

– “Gambling On Extinction” (Jakob Kneser )

– “The Other Man: F.W. de Klerk and the End of Apartheid” (Nicolas Rossier)

– “Once Upon a Forest” (Luc Jaquet)

– “The Last Ocean” (Peter Young)

– “Damocracy” (Todd Southgate)

– “Snake Dance” (Patrick Marnham, Manu Riche)

Documentários premiados e recomendados

Entre os filmes brasileiros confirmados está o premiado “O Menino e o Mundo”, vencedor do Prêmio Cristal no 38º Festival de Cinema de Animação de Annecy, na França, considerado o maior reconhecimento da animação mundial. Também serão exibidos “O Veneno Está na Mesa II”, novo documentário de Silvio Tendler, “Desculpe pelo Transtorno: A História do Bar do Chico”, premiado documentário rodado em Florianópolis pelo diretor inglês Todd Southgate, “A Nação que não Esperou por Deus”, de Lucia Murat, e “A Lei da Água”, de André D’Elia.

O festival terá eventos paralelos como a Mostra de Filmes da Cinemateca da Embaixada da França no Brasil e do Institut Français, composta por oito filmes, entre eles, “Planet Glace”, “Clevelent contre Wall Street”, “Chante Ton Bac D Aborde”, “Comment Jai Détesté Le Maths”, “Avec Dédé”, “Au-Dela Du Nuage” e “Bambi”. Contará, ainda, com a Mostra de Diretores Prestigiados, como o peruano Javier Corcuera e o brasileiro Beto Brant, com seu filme “Eu Receberia as Piores Notícias dos Seus Tristes Lábios”, estrelado por Camila Pitanga.

Também estão abertas as inscrições para a premiação internacional que escolherá os melhores filmes de documentário e animação de curta, média e longa metragem nas categorias Planeta.Doc Internacional (10 filmes vencedores) e Planeta.doc Brasil (cinco filmes vencedores). Mais de 500 obras de 66 países já estão inscritas e os interessados têm até o dia 1º de dezembro para enviar o material pela plataforma https://filmfreeway.com/festival/PlanetaDoc. O júri internacional fará a escolha dos vencedores em janeiro e fevereiro, com entrega dos prêmios em março de 2016.

Participe do grupo e receba as principais notícias
da Grande Florianópolis na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os
termos de uso e privacidade do WhatsApp.
+

Cinema

Loading...