Microexplosão ou tornado no Oeste? Defesa Civil deve concluir investigação na sexta-feira

Nesta quinta-feira (11), equipes fizeram imagens e vídeos aéreos dos locais atingidos pelos fortes ventos

A Defesa Civil continua investigando o fenômeno que causou fortes ventos no Oeste de Santa Catarina na tarde de quarta-feira (10). De acordo com Sidnei Dezorti, o resultado da investigação deve ser divulgado na manhã de sexta-feira (12).

Áreas atingidas foram fotografadas nesta quinta-feira (11) – Foto: Defesa CivilÁreas atingidas foram fotografadas nesta quinta-feira (11) – Foto: Defesa Civil

Ele explica que na tarde desta quinta-feira, foram realizadas imagens e vídeos aéreos dos locais atingidos e que a Defesa Civil trabalha com duas hipóteses: microexplosão e pequeno tornado.

“Pelos relatos que ouvimos da população no local hoje, onde ficamos durante todo o dia, foi algo que veio girando, o que caracterizaria um tornado, mas a conclusão deve sair na sexta”, disse.

Mais de 270 casas foram atingidas pelos fortes ventos em Descanso – Foto: Defesa CivilMais de 270 casas foram atingidas pelos fortes ventos em Descanso – Foto: Defesa Civil

Ainda de acordo com Dezorti, o município mais afetado foi Descanso, que deve decretar situação de emergência nas próximas horas. No local, 273 casas ficaram destelhadas ou danificadas. Em Belmonte, que emitiu o decreto de situação de emergência no fim da tarde desta quinta-feira, cerca de 150 casas foram atingidas.

Além disso, nesta quinta-feira, equipes dos bombeiros trabalharam na reconstrução das casas e desobstrução das ruas e rodovias da região.

Leia também:

01 Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.
  • Eduardo
    Eduardo
    é uma santa ignorância em vez de medir todos os esforços para ajudar as pessoas, famílias que perderam suas casas, vão querem investigar qual foi o fenômeno climático que ocorreu??? Vão chegar uma resposta de que nada vai mudar ou vão proibir esse tipo de fenômeno de ocorrer?

+ Clima