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Correr de tênis ou descalço? Qual traz mais benefícios?

Pesquisas mostram que os benefícios são maiores quando a corrida é feita sem tênis

Hello, Leitores! Quando pensamos em correr logo já nos vem na cabeça: colocar um par de meias e um tênis no pé para termos uma bela performance. Muitos de nós até investimos em tênis novos para corrida todos os anos, mas será que essa é a forma mais benéfica para os nossos pés na hora de correr?

A justificativa para isso é que esse tipo de calçado absorve impacto, aumenta a performance e previne lesões. No entanto, pesquisas mostram que nem sempre escolher um bom tênis é a melhor opção. Correr descalço pode trazer muito mais benefícios. Vocês já tinham imaginado isso?

Pesquisas mostram que os benefícios são maiores quando a corrida é feita sem tênisCorrer sem tênis pode ser mais benéfico para os pés – Foto: Reprodução/@breakingmuscle/Divulgação/ND

Segundo o personal trainner Samorai, especialista em movimentos e treinamento 3Dimensional e fundador do Instituto de Performance Samorai, o pé é dotado de uma incrível tecnologia e possui diversas adaptações que nos ajudam a caminhar e a correr.

“Um fato interessante é que quando o pé toca o chão, pensando em uma corrida, a carga exercida sobre ele pode chegar a dez vezes o peso corporal. Isso poderia gerar um tremendo impacto, desconforto e até uma fratura de algum osso. Mas, a principal tarefa do corpo, começando principalmente pelos pés, neste cenário, passa a ser desacelerar esse choque”, explica Samorai.

Diversas pesquisas têm mostrado justamente o contrário, que correr sem tênis diminui a incidência de lesões ou que não altera a incidência delas. Prova disso é que na maioria dos países africanos muitos atletas passam a maior parte do tempo correndo descalços. Alguns até 18 anos sequer calçaram um tênis na vida e eles têm os maiores resultados nesse tipo de prova.

Pesquisas mostram que os benefícios são maiores quando a corrida é feita sem tênisSamorai, personal trainer que revela os benefícios de correr descalço. -Reprodução: Acervo Samorai/ND

Samorai reforça que o fato é que nenhum tênis consegue reproduzir a eficiência do corpo humano.

“O que acontece é que atualmente não andamos mais descalços e como o corpo responde a uma lei de uso e desuso, por estarmos sempre de calçados, transferindo para eles a função de desacelerar e propulsionar, com o passar do tempo, alguns mecanismos do corpo vão perdendo eficiência e assim, nos tornando dependentes do tênis. Sendo assim, correr de tênis passa a ser mais seguro e eficiente, não pelo tênis em si, mas porque nosso corpo desaprendeu a fazer essa tarefa. A boa notícia é que se voltarmos a estimular, ele volta a evoluir nesse quesito e com o tempo volta a ter alto rendimento e segurança”, afirma Samorai.

Mas pera lá, não saia de um dia para o outro correndo descalço por aí, o negócio é ir se adaptando aos poucos.

“Faça seu treino como você sempre fez e no final ou no começo, corra ou ande, dependendo do seu nível, uns 2 minutos descalço. Faça isso por um tempo e vá aos poucos progredindo. Lógico que se sentir alguma dor, pare a atividade imediatamente”, diz o personal.

A recomendação é procurar um profissional especializado em treinamento 3Dimensional para que ele possa fazer uma avaliação dos movimentos, detectar as compensações no corpo e corrigi-las para que o corpo faça o papel dos tênis. Há também o fato de que nas ruas pode ter de tudo no chão, como cacos de vidro, fezes de cachorro, prego, asfalto superquente, que podem cortar, ferir ou queimar nossos pés.

Uma possível solução seria o uso dos chamados tênis minimalistas, que protegem desses ferimentos, mas não interferem nas funções do corpo, em especial na função dos pés. Alguns têm até o formato dos pés, com os dedinhos, como se fosse uma luva.

“Eles podem ser um bom aliado para você que quer usar a corrida como um exercício para aprimorar as capacidades do seu corpo”, completa Samorai.

O meu intuito com essa matéria não é que você largue totalmente e aposente os seus tênis, mas que há benefícios sim em correr sem eles e que podem até te fazer ter um melhor desempenho. Bora tentar?

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