Meia Maratona Internacional de Florianópolis agita a cidade e deve reunir mais 1,5 mil atletas

Com percursos de 5k a 21k, prova encerra o ano de corridas na capital catarinense

Meia Maratona de Florianópolis teve o recorde de participantes no ano passado – Foto: DivulgaçãoMeia Maratona de Florianópolis teve o recorde de participantes no ano passado – Foto: Divulgação

Há mais de 15 anos, milhares de atletas fazem das ruas de Florianópolis o palco para suas corridas, suas tomadas de tempo, para mostrar seus exemplos de vida e superação. Um deles é Maurício, que há um ano se recuperava de um grave acidente de moto e, em 2021, vai para sua segunda Meia Maratona. Com mais de 60 anos, Cássia corre há 10 e se prepara para sua oitava Meia Maratona. A paixão pela corrida nasceu no ano passado para Michele, que começou a correr como tratamento para a esclerose múltipla e, no dia 12 de dezembro, encara a sua primeira prova de 10k.

A Meia Maratona de Florianópolis faz parte da vida de diversos atletas de vários estados brasileiros, que viajam para a capital catarinense para correr à beira-mar. A 16ª Meia Maratona acontece no dia 12 de dezembro com a expectativa de um dia de sol e calor em um percurso plano, dando aos atletas as melhores condições para uma corrida única, seja ela por diversão, superação ou, ainda, para tomada de tempos cada vez menores.

Com percursos de 5k, 10k e 21k, as largadas acontecem separadas, em ondas. A primeira, às 6h é para os participantes do trajeto mais longo, às 6h10 largam os participantes da corrida de 10k e às 6h15 é a vez dos atletas da prova de 5k. Todos partem do Trapiche da Avenida Beira Mar Norte. Os cinco primeiros colocados geral e os três primeiros de cada categoria faturam o troféu da prova.

Histórica e tradicional, a Meia Maratona de Florianópolis teve o recorde de participantes no ano passado, quando 6 mil atletas percorreram as ruas da Capital. Neste ano, a expectativa é de que 1,5 mil atletas participem da corrida.

O maior percurso segue sentido Sul após a largada no Trapiche até o túnel Antonieta de Barros, retornando pela Avenida Beira Mar Norte até a UFSC. Na Universidade é realizado o retorno para o Trapiche.

Com a previsão de calor e tempo firme, a organização pensou na logística e estrutura para hidratação dos atletas. O organizador e diretor técnico da Meia Maratona, Valmir Carvalho, ressalta a atenção dos atletas aos seus limites e aos pontos de parada. “Trata-se de uma prova rápida e o atleta precisa se atentar ao seu ritmo de treino e respeitar os próprios limites. A previsão é de calor e por isso teremos postos de hidratação a cada 2,5 km. Será um dia grande festa para os amantes da corrida”, fala.

Postos de hidratação a cada 2,5 km – Foto: DivulgaçãoPostos de hidratação a cada 2,5 km – Foto: Divulgação

As inscrições para a Meia Maratona podem ser realizadas no site www.koha.com.br até o dia 5 de dezembro e a entrega dos kits será realizada no último piso do Shopping Villa Romana, no sábado (11), das 10h às 19h. Para participar da corrida, o atleta deverá apresentar o comprovante de vacina e, na largada, é obrigatório o uso de máscara, que pode ser retirada durante o trajeto.

As inscrições estarão abertas até o dia 5 de dezembro ou até atingir o limite técnico e poderão ser feitas no site: www.koha.com.br, em: https://www.koha.com.br/evento/16-meia-maratona-internacional-de-florianopolis-9893

Recordistas

A Meia Maratona é tão importante para os atletas que, além de brasileiros, corredores internacionais escolhem a prova para baixar seus tempos. Atletas de três países diferentes já conquistaram o percurso de 21k. No feminino, são seis vitórias brasileiras, e duas para o Quênia e Tanzânia. No masculino, além das seis vitórias do Brasil, já foram três para o Quênia e uma para a Tanzânia. O recorde é do Quênia no masculino, com o trajeto sendo percorrido em 1h04min11s, por Paul Kimutai em 2015. Já em 2014 foi Samwe Fadhila Salum, da Tanzânia, que garantiu o recorde no feminino, com 1h14m53s de prova.

A Meia Maratona Internacional de Florianópolis Cresol 2021 é apresentada pela Prefeitura Municipal de Florianópolis, com patrocínio da Cresol, Villa Romana Shopping e Gelofort; apoio da Oakberry Açaí, Plastkolor, Fort Atacadista, Michelob Ultra, FME Florianópolis e Guarda Municipal; Assessoria parceira Ironmind; Entidade parceria ASAS, Promoção NDTV e Co-realização ACORSJ e TM4 Sports.

+

Corrida

Loading...