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O verão está chegando! Aprenda seis dicas para começar a correr

Educadora física cadastrada no aplicativo de serviços GetNinjas indica cuidados que devem ser tomados por quem quer começar a correr

Hello, Leitores! Contagem regressiva para o verão! Sabiam que faltam apenas 19 dias para a estação mais quente do ano e aquela que queremos estar com o corpo em boa forma? Afinal biquíni, maiô, bermudas e sungas vão começar a sair do armário!

Por isso, por que não se adaptar à corrida, esporte que demanda apenas um tênis caso seja praticado na academia, parque ou rua ou até mesmo descalço caso queira na praia?

Confira dicas para correr, verão está chegando. -Reprodução: @titlenine/NDConfira dicas para correr, verão está chegando. -Reprodução: @titlenine/ND

Movimentar o corpo faz bem para a saúde física e mental, e é de suma importância que você, meu querido leitor, se identifique com o exercício. Até porque é um estímulo ainda maior para criar consistência. De nada adianta correr uma vez na semana, precisa correr no mínimo três vezes na semana, de acordo com uma pesquisa que eu fiz e que também está entre as dicas que vocês irão conferir na matéria.

A corrida é uma categoria muito popular no Brasil e é uma ótima opção para quem quer começar a se exercitar. Contudo, para manter essa prática de forma segura, é preciso tomar alguns cuidados.

Pensando nisso, Thais Nascimento Ghendov Gonçalves dos Santos, educadora física em São Paulo que atende pelo GetNinjas, maior aplicativo para contratação de serviços do Brasil, elencou seis dicas para quem deseja iniciar na modalidade.

Agora vamos às dicas:

Busque um médico: antes de pensar em praticar qualquer atividade física, é essencial procurar por um médico e realizar exames periódicos. É muito importante que o seu corpo esteja preparado para fazer algo que exige esforço físico.

Fortaleça a musculatura: o segundo passo para começar a correr é fortalecer a musculatura envolvida na atividade. No ambiente das academias de ginástica, há uma diversidade de equipamentos que proporcionam fortalecimento. Porém, há alguns exercícios feitos em casa de forma adaptada que também ajudam a alcançar este objetivo. #DicaNinja: o agachamento, por exemplo, é um ótimo exercício que pode ser realizado em casa e proporciona esse resultado.

Pratique exercícios educativos: somente após o fortalecimento da musculatura é que é recomendado iniciar os exercícios educativos. Eles são chamados de educativos porque são responsáveis pela melhora de cada movimento da modalidade e também ajudam na postura para a execução da atividade.

“Eles funcionam como uma dança: primeiro, nós pegamos os passos de cada parte da música, depois, treinamos várias vezes cada um deles e, por fim, juntamos tudo para criar a coreografia”, explica Thais.

#DicaNinja: um dos principais exercícios educativos de corrida pode ser feito em casa desta maneira: em pé, sincronize perna direita com braço esquerdo e perna esquerda com braço direito. Comece devagar e aumente a velocidade aos poucos até que o movimento se torne uma corrida.

Utilize calçados adequados: um calçado adequado é um item indispensável para praticar corrida, porque, além de contribuir com o seu conforto, previne lesões nas articulações e evita dores nos pés, nas pernas e na coluna. Além disso, te ajuda a ter um rendimento melhor durante a atividade.

Mantenha a regularidade nos treinos: se exercitar no mínimo três vezes por semana é o ideal para alcançar sua meta. Isso inclui exercícios na academia, atividades em casa e corridas na rua. O importante é manter o foco e a frequência das atividades.

Comece devagar e vá progredindo: comece fazendo pequenos treinos intercalando corrida e caminhada ou corrida e descanso. Assim, seu corpo vai se adaptando à nova rotina e se condicionando. Tente tudo isso na esteira, inicialmente, e, de maneira gradativa, intercale com corrida de rua.

Além do mais, esse tipo de atividade física pode ser praticado com amigos, com seus filhos juntos andando de bicicleta, escutando uma música ou um podcast.

E um ponto muito importante que eu não poderia deixar de ressaltar, qualquer tipo de atividade física, principalmente cardio como a corrida, libera serotonina conhecido como o hormônio da felicidade e a endorfina, hormônio que inibe a irritação e o estresse, contribuindo para a sensação de satisfação e melhora o sono.

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