Revezamento Volta à Ilha reúne 3.700 atletas e tem percurso de 140 km

Divulgação/ND

Uma das largadas da edição de 2011 do Revezamento Volta à Ilha

Cento e quarenta quilômetros. Três mil e setecentos atletas. Quatrocentas equipes. Os números grandiosos mostram a consolidação do Revezamento Volta à Ilha. A 17ª edição da maior corrida de revezamento do Brasil será disputada amanhã, entre trilhas, asfalto e morros.

Profissionais e amadores vão percorrer a Ilha de Santa Catarina com objetivo comum de ter um dia diferente com aventuras e muita superação. A prova começa às 4h15 e a cada 15 minutos um novo grupo de atletas inicia a competição. A primeira equipe a cruzar a linha de chegada deve fazer o tempo aproximado de nove horas.

Criada em 1996, a Volta à Ilha se consolidou no calendário de corredores de todo o Brasil que buscam uma corrida que associe diferentes terrenos, belas paisagens e integração entre os participantes. “A cada ano que passa, a prova fica melhor, e sempre traz alguma novidade. Sentimos que todos estão empolgados”, diz Carlos Duarte, organizador e idealizador do evento.

Uma das novidades para esse ano são as mudanças do percurso, que está dividido em 19 seções. Os atletas que sempre desbravaram os limites de Florianópolis, como Jurerê Internacional, Santinho, Joaquina, Campeche e praia Mole, agora terão duas trilhas a mais para enfrentar. Uma delas com 3,5 km e 180 metros de altitude, vai da praia da Lagoinha até a praia Brava, e outra menor até a praia dos Ingleses. Outra inovação será a travessia de barco entre Sambaqui e o pontal da praia da Daniela.

O revezamento consegue agregar atletas com diferentes perfis de preparos físicos, devido ao número de competidores por equipe e a diversificação das categorias. A faixa etária varia de 12 anos, na categoria participação, até quem tem mais de 50, na veterana.

Premiação e solidariedade

A entrega da premiação da Volta à Ilha será realizada domingo, às 9h30, no Majestic Palace Hotel. A Eco Floripa Eventos Esportivos, promotora da competição, doará parte do valor da inscrição de cada atleta para a Serte (Sociedade Espírita de Recuperação, Trabalho e Educação), localizada na Cachoeira do Bom Jesus, em Florianópolis.

A Serte atende a 63 velhinhos no Lar Irmão Erasto e 25 crianças no Lar Seara da Esperança. Tem ainda um educandário, o Lar de Jesus, para 120 alunos da comunidade. 

Divulgação/ND

Integrantes da equipe Urapazi, de Florianópolis, que tem apoio do Grupo RIC

RIC apoia equipe Urapazi

Entre os 3.700 atletas do Revezamento Volta à Ilha, estão nove competidores da equipe Urapazi, que conta com apoio do Grupo RIC, por meio do Notícias do Dia e da RICTV Record. A meta da equipe de Florianópolis é superar a participação de 2011, quando ficou na 11ª colocação.

A participação da Urapazi na Volta à Ilha conta com apoio publicitário do Sindivesc (Sindicatos dos Representantes Propagandistas de Santa Catarina). Foi montada uma estrutura de acompanhamento, junto com um micro-ônibus, que servirá para transporte, hidratação e alimentação, proporcionando descanso e melhores condições para os atletas.

Os nove corredores da Urapazi que participam do revezamento deste ano são Alexandre Groeler, Anderson Floriani, Cláudio Clasen (um dos 10 maiores corredores de montanha no Brasil), Clovis dos Anjos, Fabio Derico, Felipe Braun, Geison Nascimento, Ivan Gutz (campeão brasileiro dos 50 km, campeão mundial dos 10 km e campeão sul-americano) e Rodrigo Lima.

Dados sobre a corrida

Data: 14 de abril

Largada: a partir das 4h15, na Beira-mar Norte

Percurso: 140 km (Beira-mar Norte, João Paulo, SC-401, Santo Antônio de Lisboa, Daniela, Jurerê, Cachoeira do Bom Jesus, praia Brava, Ingleses, Santinho, Moçambique, Barra da Lagoa, Joaquina, Campeche, Armação, Açores, Ribeirão da Ilha, Carianos, Via Expressa Sul e Beira-mar Norte)

Atletas: 3.700

Categorias: Aberta, aberta mista, feminina, veterana 40 e 50, veterana mista, dupla, participação A, B e C

Equipes: 400 (cada equipe pode ter de 2 a 12 atletas)

Equipe campeã em 2011: Beckhauser (Tubarão)

Acesse e receba notícias da Grande Florianópolis pelo WhatsApp do ND+

Entre no grupo
+

Corrida