200 anos: Bicentenário de Anita Garibaldi é celebrado em Laguna

Data que marca o bicentenário da heroína de dois mundos é marcada por eventos na terra natal dela; inaugurações e lançamentos fazem parte da agenda

As comemorações alusivas ao bicentenário de Anita Garibaldi acontecem desde 1º de janeiro de 2021, mas a manhã desta segunda-feira (30) marcou o início das celebrações na data do nascimento da heroína com uma sessão solene no Senado Federal.

Lideranças políticas de Santa Catarina e da Itália participaram virtualmente do evento que correu em Brasília. “Ela deixou com certeza um legado para todos nós, especialmente para nós mulheres, por ter sido exatamente aquilo que ela queria ser”, destacou a vice-governadora Daniela Reinehr (PSL).

São 160 eventos oficiais que compõem o calendário de ações do bicentenário da heroína, considerada uma mulher à frente de seu tempo, explica o prefeito de Laguna, Samir Ahmad.

“É muito representativo, foi uma mulher que mostrou o poder das mulheres. O empoderamento que se fala hoje, Anita era a precursora há 200 anos”, afirma.

Também na manhã de comemorações, uma placa em homenagem aos atos de bravura de Anita foi inaugurada na Praça República Juliana, no centro histórico.

O material foi afixado no monumento da heroína, em frente ao Museu Anita Garibaldi. O evento contou com a apresentação das Guardiãs de Anita, do Instituto CulturAnita.

Guardiãs de Anita realizaram apresentação em homenagem aos 200 anos da heroína – Foto: Christian Ayala / Divulgação/NDGuardiãs de Anita realizaram apresentação em homenagem aos 200 anos da heroína – Foto: Christian Ayala / Divulgação/ND

A catarinense Anita Garibaldi é uma das personagens mais importantes da Revolução Farroupilha (1835-1845). Foi protagonista na República Juliana (24 de julho de 1839), fato histórico que marcou a independência de Santa Cataria, que findou-se poucos dias depois, em 15 de novembro daquele mesmo ano, após um forte ataque imperialista.

Placa é inaugurada em homenagem ao Bicentenário de Anita Garibaldi em Laguna – Foto: Christian Ayala/ Divulgação NDPlaca é inaugurada em homenagem ao Bicentenário de Anita Garibaldi em Laguna – Foto: Christian Ayala/ Divulgação ND

Brasil e Itália comemoram o nascimento da heroína de dois mundos. Considera uma mulher à frente de seu tempo, Anita apaixonou-se pelo líder revolucionário Giuseppe Garibaldi.

Selo Anita Garibaldi

Na data do bicentenário, um selo de Anita Garibaldi é lançado pelos Correios. O material traz à tona as múltiplas facetas de Anita; mãe, mulher e guerreira. A arte de José Carlos Braga foi apresentada nesta tarde de segunda-feira (30), no Palácio do Itamaraty.

Selo criado pelos Correios em celebração a Anita Garibaldi. – Foto: Foto/ Arte: Correios/ Divulgação NDSelo criado pelos Correios em celebração a Anita Garibaldi. – Foto: Foto/ Arte: Correios/ Divulgação ND

O selo foi uma sugestão do Instituto Cultural Anita Garibaldi. “Não aceitava injustiças sociais, não aceitava que homens e mulheres tivessem tratamentos diferenciados”, destaca o diretor do instituto, o historiador Adílcio Cadorin.

+

Cultura

Loading...