Moacir Pereira

Notícias, comentários e análises sobre política, economia, arte e cultura de Santa Catarina com o melhor comentarista politico de Santa Catarina. Fundador do Curso de Jornalismo da UFSC. Integrante da Academia Catarinense de Letras e do Instituto Histórico e Geográfico de Santa Catarina, é autor de 53 livros publicados.


Academia Catarinense de Letras: Nota de pesar pela morte de Edison Ubaldo

Legado literário, de advogado e magistrado do acadêmico foram destacados pela Academia

A Academia Catarinense de Letras divulgou “Nota de Pesar” pelo falecimento do escritor, acadêmico, advogado e desembargador Edison Nelson Ubaldo, ocorrido hoje em Florianópolis.

Presta homenagem ao titular da Cadeira n. 11, sua dedicação a literatura regional, seu sucesso na advocacia e sus atuação na magistratura catarinense.

Confira a nota:

“A Diretoria da Academia Catarinense de Letras, representando todos os seus membros, comunica e lamenta, com profundo pesar , o falecimento do acadêmico Edson Nelson Ubaldo.
Aplaudido escritor, notabilizou-se no Brasil como um dos maiores expoentes da literatura de cunho regional, é reconhecido como jurista de escol, tendo exercido as funções de Desembargador  do Tribunal de Justiça de Santa Catarina e durante décadas a advocacia bem-sucedida.

Atuou como professor de Direito Processual Civil, com vários livros publicados, em especial versando a execução, era  maçom respeitado pelos conhecimentos filosóficos.  Destacou-se como   especializado conhecedor do vinho, no Brasil e no exterior,  sendo pioneiro nos vinhos de altitude em Santa Catarina.
Intelectual de porte, generoso,  sempre pautado pelos princípios éticos,  deixará indubitável vazio na cultura catarinense.
Ficam registradas, também, sinceras condolências à família e aos amigos pela insubstituível perda afetiva.
Florianópolis, 13 de Fevereiro de 2021.
A Diretoria.”