Agenda cultural: Florianópolis recebe festivais de cinema negro e francês neste fim de semana

Festival Cinema Negro Santa Catarina é gratuito e tem mesas de debate sobre os filmes exibidos; confira demais atrações da agenda

O cinema terá destaque na agenda cultural deste fim de semana em Florianópolis. O Festival Varilux de Cinema Francês 2022, que acontece em todo o Brasil, é exibido no Paradigma Cine Arte. No CIC (Centro Integrado de Cultura), o Festival Cinema Negro de Santa Catarina apresenta produções de forma gratuita.

Festival Cinema Negro de Santa Catarina entra em sua segunda edição com exibições gratuitas – Foto: Fernanda Peres/Fábula de Vó Itá/Divulgação/NDFestival Cinema Negro de Santa Catarina entra em sua segunda edição com exibições gratuitas – Foto: Fernanda Peres/Fábula de Vó Itá/Divulgação/ND

Na programação há também exposições de artes e fotografias no CIC, como a “Yurupá Território: Retratos e Relatos dos Povos Indígenas em Santa Catarina”. Na Fundação Cultural Badesc, o artista Giba Duarte traz uma exposição plural, com obras em fotos, vídeos, tecidos, objetos e pinturas.

Confira a agenda completa:

Festival Cinema Negro de Santa Catarina

Entre os dias 23 e 26 de junho, o Festival Cinema Negro ocupa a Sala de Cinema Gilberto Gerlach, no CIC, com mesas de debate e exibições de filmes. São três longas-metragens, 20 curtas e quatro rodas de conversa. As exibições acontecem em diversos horários, que podem ser conferidos no site da Fundação Catarinense de Cultura.

Festival Varilux de Cinema Francês 2022

Com exibições de sucessos recentes e também clássicos do audiovisual, o Festival Varilux de Cinema Francês 2022 é apresentado em Florianópolis pelo Paradigma Cine Arte. Ao todo, são 19 filmes exibidos em sessões que acontecem durante três semanas. Os detalhes estão no site do cinema.

Festa do Divino Espírito Santo

Na Capela São Pedro do Pântano do Sul, em Florianópolis, a Festa do Divino Espírito Santo começa neste domingo (26) com a Entrega das Alfaias, às 17h. A programação do evento segue até o dia 3 de julho com cortejos e outras celebrações religiosas.

“Yurupá Território: Retratos e Relatos dos Povos Indígenas em Santa Catarina”

A exposição será exibida neste fim de semana no Museu da Imagem e do Som, na Grande Florianópolis, com apresentações de fotografias sobre as identidades de povos indígenas de Santa Catarina.

Com os mosaicos, o autor Radilson Gomes pretende olhar para os povos indígenas e “reconhecer em seus rostos o direito originário ao território”. O evento de exposição fotográfica é gratuito e acontece entre as 10h e 21h, até o dia 17 de julho, das terças-feiras aos domingos.

Exposição Rebrote Mariposa

O Espaço Oficinas, no CIC, recebe a exposição Rebrote Mariposa, que segue até o dia 13 de julho, entre as 9h e 21h, sempre de terça a domingo. As entradas são gratuitas. A artista Betânia Silveira explica: “Com as formas casulóides surgiu o interesse específico pelas Mariposas, seres da invisibilidade, comumente mal vistas, mas que, na realidade, são responsáveis pela polinização do Planeta e sua biodiversidade”.

Participe do grupo e receba as principais notícias
da Grande Florianópolis na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os
termos de uso e privacidade do WhatsApp.
+

Cultura

Loading...