Marcos Cardoso

A sociedade da Grande Florianópolis, os eventos culturais e as tradições da região analisadas pelo experiente jornalista Marcos Cardoso.


Arte e renda manezinha ganham espaço em live da cantora Simone

Obra criada em parceria por artista plástica e rendeira foi desenvolvida a pedido de um fã-clube

Se a maioria das pessoas está ansiosa para virar logo a folhinha de 2020, imagine a artista plástica e professora de artes manezinha Katia Luz Curcio, a Kaká, que entre os inúmeros projetos para 2021 estão exposições de suas obras na Itália, em Paris e em Portugal.

Kaká e Didi mostram as peças que representam cigarras e estrela, em uma parceria que mostra os melhores talentos da Ilha – Foto: Divulgação/NDKaká e Didi mostram as peças que representam cigarras e estrela, em uma parceria que mostra os melhores talentos da Ilha – Foto: Divulgação/ND

Mas antes destes projetos se realizarem, ela aguarda ansiosa uma nova visibilidade nacional para sua arte e o trabalho das rendeiras da cidade. Em parceria com outra conhecida rendeira da Lagoa, a Didi, Kaká desenvolveu um trabalho inusitado para um fã-clube da cantora Simone, o @simonecigarrasesuasformiguinhas, administrado por Alê Gadelha, de Recife (PE), que será mostrado pela primeira vez na live do fã-clube, neste sábado (28), às 18h.

O trabalho da artista não é desconhecido no cenário artístico nacional. Ela já teve a oportunidade de entregar pessoalmente um quadro para Simone. E neste trabalho, a ideia foi através de um desenho de Didi tecer em ponto tramóia em azul e branco a figura de uma cigarra e de uma estrela, representando Simone e as cores que ela mais gosta, e as formigas, que representam os seus fãs.

Kaká também é fã das cantoras Zélia Duncan e Marina Lima, a quem já presenteou com suas obras, além de ter sido premiada em diversas exposições e eventos dentro e fora do Brasil.

Na parede de casa, Kaká guarda foto do dia em que entregou quadro a Simone – Foto: Arquivo Pessoal/NDNa parede de casa, Kaká guarda foto do dia em que entregou quadro a Simone – Foto: Arquivo Pessoal/ND

Iluminada

Descendente da família Pinto da Luz e do governador Hercílio Luz, Kaká já nasceu iluminada e se notabilizou como uma das representantes dos marcantes traços das tradições açorianas. Há 30 anos, desenvolve um trabalho abstrato e colorido com colagens e pintura utilizando a renda de bilro, que há muito transcendeu os limites da Ilha.

O gosto pela cultura açoriana acompanha a artista desde a infância, trazendo a intuição e a técnica de utilização de rendas de bilro sobre tela. Muito de sua vertente artística vem do incentivo e de aulas com mestras locais, uma delas a artista India Brazil, com quem aprendeu e atualiza a arte da pintura da renda de bilro em suas telas.
Kaká está com projetos para 2021 em expor as suas obras na Itália, Paris, Portugal e muitas das suas telas podem ser vistas em seu Instagram @katialuuz, onde também recebe encomendas. Para ela, a arte é como seu alimento.