Artista de SC representa o Brasil em exposição que celebra Bicentenário da América

Com obra "Um pedacinho de terra perdido no mar", artista plástica vai expor em evento realizado no Peru e em Honduras

Natural de Florianópolis, a artista plástica Jú Costa, de 56 anos, vai representar o Brasil em uma exposição de arte que celebra o Bicentenário da América. A artista foi credenciada no evento como Embaixadora de Artes da América.

Jú Costa foi credenciada como Embaixadora de Artes da América – Foto: Redes Sociais/Reprodução/NDJú Costa foi credenciada como Embaixadora de Artes da América – Foto: Redes Sociais/Reprodução/ND

A exposição, que reúne artistas de diversos países do continente, será realizada em dois momentos e formatos. O primeiro, acontece entre os dias 19 a 24 de julho, no Peru, e será transmitido de forma virtual pelo Facebook.

A segunda parte da exposição será de forma presencial entre os dias 6 e 12 de setembro, em Honduras, na América Central. Ambos os países comemoram, em 2021, 200 anos de Independência da Espanha. As inscrições para participar do evento ainda estão abertas.

Obra retrata tradições

Em entrevista ao ND+, Jú Costa contou que se inscreveu no evento com uma obra feita há alguns anos para a semana de aniversário de Florianópolis e São José, cidade onde mora há 24 anos.

Batizada de “Um pedacinho de terra perdido no mar”, a pintura de 80 cm por 60 cm levou cerca de 30 dias para ser produzida e retrata a cultura dos dois municípios.

“A obra fala sobre as nossas tradições, a nossa história. Reúne um oleiro trabalhando com argila, a Ponte Hercílio Luz, que é o cartão postal de Floripa, uma igrejinha do Ribeirão da Ilha e um barco de pesca.”, descreve a artista. A peça original já foi vendida em exposição e a que segue para o evento do Bicentenário é uma plotagem.

Artista Jú Costa vai expor obra que retrata a cultura de Florianópolis e São José – Foto: Jú Costa/Divulgação/NDArtista Jú Costa vai expor obra que retrata a cultura de Florianópolis e São José – Foto: Jú Costa/Divulgação/ND

A arte deu novos rumos à vida de Jú Costa. Segundo ela, o contato com as artes plásticas começou há 16 anos, por recomendação de um psicólogo. A pintora sofria de depressão e síndrome do pânico e encontrou na arte uma forma de aliviar as tensões.

Ao longo desse tempo, Jú Costa fez cursos e participou do Conselho de Políticas Culturais de São José, onde também fundou uma confraria de artes. Hoje, a artista garante que não tem preferência na hora de colocar os pinceis em ação.

“Pinto um pouco de tudo. Gosto, principalmente, de homenagear algum local da cidade. Entre eles, os casarios antigos, a história e as figuras humanas”, conta.

Evento reúne artistas de toda a América

A Convocação Intercultural Artística do Bicentenário da América é organizada pelo artista hondurenho Jaime Vallardo Chávez.

A ideia é reunir artistas para retratar a cultura das três Américas: do Norte, Central e do Sul. Além de Jú Costa, outros artistas brasileiros também participarão do evento.

“O Bicentenário é um tema maravilhoso para celebrar e colorir a América. Porque temos os mesmos costumes e cores. Seja no Norte, Sul ou Centro, a América tem uma só cultura. Por isso, estamos reunindo artistas de todas as três Américas. O requisito é pintar qualquer costume ou símbolo de qualquer país da América.”, explica Jaime Vallardo Chávez.

Cartaz da Convocação Intercultural Artística do Bicentenário da América – Foto: Redes Sociais/Reprodução/NDCartaz da Convocação Intercultural Artística do Bicentenário da América – Foto: Redes Sociais/Reprodução/ND

Serão mais de 500 artistas expondo obras em dois momentos, realizados de forma virtual e presencial. No Peru, a exposição ocorre na casa que foi de Simón Bolívar, figura importante no movimento de Independência na América do Sul. A casa fica na cidade de Vila Livre, considerada capital do Bicentenário no país.

Em Honduras, o evento será na casa que pertenceu a José Cecilio Díaz Del Valle, que escreveu a ata de Independência do país. A casa fica na cidade de Choluteca. A expectativa é de que o evento seja realizado no Brasil em 2022, quando será celebrado os 200 anos de Independência.

Mais informações sobre a Convocação Intercultural Artística do Bicentenário da América podem ser obtidas através do e-mail galeriadeartejaimechavez@gmail.com.

Participe do grupo e receba as principais notícias
da Grande Florianópolis na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os
termos de uso e privacidade do WhatsApp.
+

Cultura

Loading...