Ator David Prowse, o Darth Vader de ‘Star Wars’, morre aos 85 anos

Britânico morreu de Covid-19, segundo sua filha Rachel; a carreira de Prowse como ator durou 50 anos e Darth Vader foi o papel que o projetou internacionalmente

O ator e fisioculturista David Prowse, intérprete de Darth Vader na primeira trilogia de Star Wars, morreu neste domingo (29) aos 85 anos. A causa da morte foi Covid-19, de acordo com sua filha, Rachel, em entrevista ao jornal britânico The Sun.

David Prowse sorrindo usando terno e olhando para a câmeraAtor David Prowse, o Darth Vader de ‘Star Wars’, morreu após contrair Covid-19 – Foto: Reprodução

Ela conta que o pai testou positivo há duas semanas para o novo coronavírus e foi internado em Londres.

“É horrível que as restrições da Covid-19 impediram de nos despedirmos dele”, afirmou Rachel. Ela também lembrou que o pai tinha diagnóstico de Alzheimer.

O agente do ator, Thomas Bowington, também prestou uma homenagem ao amigo em conversa com a BBC, na manhã de domingo: “Que a força esteja com ele, sempre”.

“Embora famoso por interpretar muitos monstros – para mim e para todos que conheceram Dave e trabalharam com ele, ele foi um herói em nossas vidas”, acrescentou.

Personagem Darth Vader olhando para a câmeraPapel de Darth Vader foi o papel que lhe trouxe fama internacional – Foto: Divulgação

Em 2009, David Prowse assumiu publicamente que estava enfrentando um câncer de próstata. Na época, ele contou que tinha passado por sessões de radioterapia e estava progredindo bem no tratamento.

Ele disse, em entrevista coletiva à época, estar fazendo progressos no tratamento e se sentindo “fantástico”.

Prowse trabalhava como fisiculturista quando foi escolhido para o papel de Darth Vader, em 1976. Mas, por causa de seu sotaque britânico forte, ele foi dublado pelo norte-americano James Earl Jones.

Sua carreira como ator durou 50 anos e Darth Vader foi o papel que lhe trouxe fama internacional.

Com o sucesso de Star Wars, Prowse participou de convenções sobre a saga em todo o mundo durante quase 40 anos. No entanto, hoube rumores de desentendimento com o diretor George Lucas, o que levou Prowse a ser banido dos eventos oficiais em 2010.

+

Cultura