Biblioteca de Chapecó mantém atendimento parcial e online

Os livros são retirados de forma segura pela janela do hall de entrada; o horário de funcionamento segue normal, das 7h às 19h de segunda à sexta-feira

Os chapecoenses amantes da leitura continuarão retirando e devolvendo livros de forma virtual durante este ano. A Biblioteca Municipal Neiva Maria Andreatta Costella, em Chapecó, no Oeste de Santa Catarina, manterá o atendimento parcial implantado devido à pandemia da Covid-19, sem liberação do acesso às dependências internas da biblioteca.

Os livros podem ser reservados de forma online. – Foto: Prefeitura/DivulgaçãoOs livros podem ser reservados de forma online. – Foto: Prefeitura/Divulgação

Segundo a coordenadora da biblioteca, Caroline Miotto, o cadastro e o pedido podem ser feitos de forma online, a retirada e devolução são feitas com distanciamento pela janela do hall de entrada. “Desde o mês de maio de 2020, em virtude da pandemia, o atendimento acontece de forma parcial mas mantendo o horário normal de funcionamento, que é das 7h às 19h de segunda à sexta-feira”, acrescenta.

Retirada dos livros

Para realizar a retirada de livros o usuário que já possui cadastro pode consultar o acervo e fazer a solicitação através do site da Cultura de Chapecó ou do Whatsapp (49)999 018 058.

Os usuários que não possuem cadastro devem primeiramente se cadastrar no mesmo número. Após realizada a solicitação o livro pode ser retirado na biblioteca, por meio de atendimento feito com distanciamento e sem contato entre o servidor e o usuário. Para devoluções basta depositar o livro na caixa que está disponível na entrada da biblioteca.

Pensando em facilitar para o usuário durante a pandemia, foi aumentado o número de exemplares que podem ser retirados de uma vez e o prazo para devolução. Anteriormente poderiam ser retirados até dois livros, número que foi aumentado para três exemplares. O prazo de devolução, que era de 14 dias, subiu para 30, podendo ser renovado pelo mesmo tempo de forma online ou presencial com os livros em mãos.

Expediente interno

Apesar da retirada e devolução de livros estar mantida, os outros serviços que a biblioteca oferece para a comunidade estão suspensos por tempo indeterminado, como acesso a computadores e sala de leitura. Porém, os serviços internos estão mantidos.

“Seguimos fazendo o trabalho de catalogação completa do nosso acervo para o sistema digital que hoje já conta com cerca de 14 mil exemplares catalogados, recebendo doações e fazendo restauros”, salienta a coordenadora.

Ela ressalta que um dos principais trabalhos feitos é para garantir a higienização dos livros após a devolução dos empréstimos. “Implantamos uma quarentena de sete dias para cada exemplar, após esse período é feita a higienização da capa e contra-capa e só após o livro é novamente disponibilizado para empréstimo”, completou.

A Biblioteca Municipal Neiva Maria Andreatta Costella está localizada no calçadão da Rua Benjamin Constant, número 110E. O horário de atendimento é das 7h às 19h de segunda à sexta-feira.

Acesse e receba notícias de Chapecó e região pelo WhatsApp do ND+

Entre no grupo
+

Cultura