Bolshoi promove espetáculo para pessoas com deficiência em Joinville
O espetáculo "Arte para Além dos Sentidos" explora experiências sensoriais, ao mesmo tempo que promove conhecimento
Uma experiência sensorial. Assim pode ser definida a ação especial da Escola Bolshoi, em Joinville, no Norte de Santa Catarina, para pessoas com deficiência visual e auditiva.

O espetáculo “Arte para Além dos Sentidos” foi apresentado em dois momentos, na manhã desta quinta-feira (28), por bailarinos da Companhia Jovem Bolshoi Brasil.
Na chegada, o público recebeu explicações sobre o que é um ballet clássico de repertório. No corredor até a sala de apresentações, os visitantes foram convidados a tocarem os figurinos e a aprenderem sobre cores e estilos.
Leia mais
Durante a intervenção artística – com coreografias de dança clássica, contemporânea, música e teatro – bailarinos estiveram no meio da plateia. O público também foi convidado a fazer movimentos com as mãos e a perceber as sensações causadas pela dança.
Produção do evento
Para executar o projeto, os bailarinos fizeram pesquisas e participaram de cursos. Essa foi a primeira apresentação do Bolshoi para pessoas com deficiência visual e auditiva.

“Fizemos um workshop especial com Fernanda Bianchini, que há 25 anos trabalha com pessoas que possuem deficiência visual. Ela tem uma companhia de balé para cegos e nos deu um norte de como produzir essa mostra”, conta o bailarino Kayan Oliveira.
“Foi muito especial todo esse processo, porque nós estamos acostumados a conseguir chegar nas pessoas de uma maneira, e, para fazer esse espetáculo, nós tivemos que reconstruir essa maneira”, complementa.
Emoção
A emoção marcou quem esteve no local assistindo ao espetáculo, incluindo a velocista e paratleta Ádria Santos. Presença ilustre, ela garante que não vai esquecer tão cedo das experiências vividas nesta quinta-feira.
“Eu me emocionei. A gente vê na TV, a gente escuta; mas, estando aqui, sentindo, foi mágico para mim”, afirma.