Braço do Norte, um município multiturístico

Braço do Norte tem posição privilegiada – Foto: DivulgaçãoBraço do Norte tem posição privilegiada – Foto: Divulgação

Localizado no Sul de Santa Catarina, a 175 quilômetros da capital, Florianópolis, Braço do Norte tem posição privilegiada, ficando cerca de 70 quilômetros do mirante da Serra do Rio do Rastro, aproximadamente 50 quilômetros do topo da Serra do Corvo Branco e 65 quilômetros da cidade histórica de Laguna.

O Município conta com uma população estimada de 33,7 mil habitantes, sendo a Capital Nacional do Gado Jersey e a Capital Sul-Americana da Moldura. Sua extensão é de 223,91 quilômetros quadrados, sendo 211,91 quilômetros quadrados no interior, com26 localidades, e 12 quilômetros quadrados na cidade, distribuídos em 19 bairros.

Se teve uma coisa que Braço do Norte aprendeu em seus 66 anos de emancipação político-administrativa é que ele é um Município multiturístico. Deixar que apenas um tipo de turismo predomine é limitar todo o potencial que Braço do Norte tem tanto para o turismo religioso, quanto para o ecológico, de eventos ou turismo de negócios.

No turismo religioso, Braço do Norte tráz, desde sua fundação, uma forte tradição de fé. Os principais pontos atrativos são a Igreja Matriz Nosso Senhor do Bom Fim, localizada no Centro, construída com colaboração da comunidade, a Igreja Santa Augusta, no bairro de mesmo nome, que além do sino benzido para os dias de tempestades, guarda um relicário com a falange de Santa Augusta e o Instituto Sagrado Coração de Jesus, que abriga a Casa das Irmãs, na comunidade de Represa. As grutas Nossa Senhora de Fátima, no Azeiteiro, que contém a via-sacra, sendo local de peregrinação na Sexta-feira Santa e Santa Paulina, localizada no bairro de mesmo nome, também são atrativos, além das pequenas grutas nas comunidades, com água límpida.

O principal ponto atrativo é a Igreja Santa Augusta – Foto: DivulgaçãoO principal ponto atrativo é a Igreja Santa Augusta – Foto: Divulgação

Já no roteiro ecológico, Braço do Norte se destaca pela qualidade de seus pesques-pagues, que oferecem locais amplos e com diversas atividades para a diversão em família. A cidade também oferece o Parque da Família, um complexo esportivo e de lazer, arborizado, gramado e com iluminação, com estádio de futebol, ginásio de esportes, cancha de bocha, quadras de voleibol de areia, pista de skate, trajeto de caminhada, academia ao ar livre e parque infantil, localizado no Bairro Nossa Senhora de Fátima, próximo ao centro, sendo de fácil acesso às pessoas. Outro atrativo que estará à disposição dos turistas é a Ponte Celso Kindermann, que liga o Centro ao Bairro Lado da União. Com 150 metros de extensão e 15 metros de largura, sendo 12 metros de pista de rodagem, com duas mãos, e duas passarelas, a ponte foi planejada com dois mirantes, possibilitando a observação das belezas naturais do Rio Braço do Norte.

Braço do Norte é um município multiturístico – Foto: DivulgaçãoBraço do Norte é um município multiturístico – Foto: Divulgação

Os principais eventos anuais de Braço do Norte são o Carnaval, o Aniversário do Município – comemorado em 22 de outubro, e a Festa Nacional do Porco Pizza. Desde sua primeira edição, em 2018, resgatando as tradições carnavalescas perdidas, Braço do Norte tem atraído milhares de foliões em seu carnaval de rua. O circuito, realizado na Avenida Jorge Lacerda (entre as ruas Theodoro Bernardo Schlickmann e Bernardo Locks), é fechado, conta com seguranças e banheiros e é animado pelo desfile da Escola de Samba Unidos do Vale e trio elétrico e banda. A festa acontece sempre uma sexta-feira antes do calendário oficial do Carnaval.

O Aniversário do Município é realizado no Parque da Família e recebe milhares de pessoas com shows de artistas locais e nacionais, atrações culturais gratuitas e gastronômicas para todos os estilos e idades. Este ano, por causa da pandemia, a administração municipal optou por realizar atrações esportivas como a Valley Run/Cortuba, corrida que contou com mais de 400 participantes e a Rota de Cicloturismo – Trajeto Braço do Norte, com mais 100 inscritos, é uma rota pelas belezas naturais de Braço do Norte, passando pelas comunidades do interior e finalizando no parque.

Já a Festa Nacional do Porco Pizza celebra a gastronomia braçonortense. O Porco Pizza é um prato típico da culinária alemã e, em 2017, foi transformado em símbolo da culinária do Município através da Câmara de Vereadores. A festa, que é open bar e open food, ou seja, a aquisição do ingresso dá direito à comida e bebida liberadas, além do estande do Porco Pizza, conta com a participação das principais empresas de alimentos e bebidas da região. Já as atrações musicais são sempre locais, prestigiando os talentos da cidade.

No turismo de negócio o destaque é para a Feagro – Feira e Exposição Agropecuária do Vale do Braço do Norte e Região. Criada em 2004, a feira de agronegócios é a maior exposição de gado Jersey do Brasil em número de animais, foram 315 em sua última exposição (2019). A cada edição, a feira supera seus próprios números, atraindo visitantes do Brasil e exterior, levando o nome de Braço do Norte além-fronteiras. E neste ano, a Prefeitura Municipal realizou, com organização da ACCB a 1ª edição da ExpoJersey, a primeira feira de exposição animal do Estado neste ano (pós-pandemia) e a primeira com a participação de expositores dos estados do Paraná e Rio grande do Sul.

Apesar da grande movimentação do agronegócio, Braço do Norte ainda tem espaço para outros setores. A indústria metalmecânica (máquinas e suplementos) também está no roteiro de negócios, atraindo visitantes internacionais e exportando produtos. Outros setores como o de fabricação de bebidas e embutidos suínos também prosperando, fortalecendo o nome do município no cenário nacional.

Para o prefeito, Beto Kuerten Marcelino, a dedicação de um povo empreendedor, que não tem medo do trabalho diário e que confia no seu município é o principal motor do desenvolvimento de Braço do Norte. “Nossa cidade é cheia de belezas naturais que aliadas à uma população que não mede esforços para ver o Município prosperar, só tem a progredir. Ser um Município com atrativos diversos é a maior prova que Braço do Norte está atenta às várias opções que pode oferecer”, encerrou.

+

Cultura

Loading...