Cavalgada em Laguna celebra o bicentenário de Anita Garibaldi

Evento é organizado pelo CulturAnita e terá a participação de 50 mulheres. Antes do início da cavalgada, será feito o lançamento da pedra fundamental do monumento 'A retirada de Anita'

Para homenagear e celebrar os 200 anos de nascimento de Anita Garibaldi, um grupo de 50 mulheres realizará a Cavalgada do Bicentenário, em Laguna. A cavalgada começará às 9h30 deste sábado (23).

O grupo partirá do local onde será erguido o monumento em direção à Laguna pelas praias, com parada na localidade do Canto da Lagoa, para almoço.

Expectativa é de que 50 mulheres participem da Cavalgada do Bicentenário – Foto: CulturAnita/Arquivo/NDExpectativa é de que 50 mulheres participem da Cavalgada do Bicentenário – Foto: CulturAnita/Arquivo/ND

A previsão é que a chegada ao Centro Histórico ocorra por volta das 18h, onde será realizada uma rápida homenagem à heroína, em frente ao museu que leva seu nome, marcando o encerramento do ato.

O evento é organizado pelo Instituto Cultural Anita Garibaldi (CulturAnita), que integra as programações mundiais da data comemorativa e relembra o momento em que a guerreira lagunense deixou sua terra natal para seguir rumo ao Rio Grande do Sul.

Participarão da cavalgada grupos de cavalaria do Rio Grande do Sul e de Santa Catarina e contará com a participação da vice-governadora de SC, Daniela Reinehr (sem partido).

“Ficamos muito felizes de poder celebrar Anita Garibaldi de uma forma que muito a representa, cavalgando. Todos sabemos que Anita foi uma exímia amazona e as guardiãs e suas convidadas farão jus a essa história”, comenta a diretora do Departamento de Guardiãs, Ivete Scopel. Diferente das outras cavalgadas promovidas pelo CulturAnita, esta será predominantemente feminina.

Lançamento da pedra fundamental

Antes do início da cavalgada, às 8h, será feito o lançamento da pedra fundamental do monumento “A retirada de Anita”, estátua representativa do momento em que Anita e Garibaldi deixaram a cidade de Laguna, durante os conflitos que marcaram o fim da efêmera República Catarinense (1839).

O monumento ficará localizado às margens da Barra do Camacho e tem previsão de ser inaugurado em novembro. A obra é de autoria do escultor Sérgio Coirolo.

Confira o mapa do percurso da Cavalgada do Bicentenário. – Foto: Divulgação/CulturAnitaConfira o mapa do percurso da Cavalgada do Bicentenário. – Foto: Divulgação/CulturAnita

O bicentenário de Anita Garibaldi tem coordenação do Museu e Biblioteca Renzi, na Europa, e do Instituto CulturAnita, para a América do Sul. O projeto conta com apoio de cidades catarinenses, gaúchas, italianas, uruguaias e são-marinenses.

“Entre seus objetivos, além de preservar e difundir a memória e a história, o projeto também pretende promover o turismo internacional, de caráter histórico, cívico e cultural em todas as cidades dos quatro países que aderirem ao projeto, compondo um roteiro internacional para realização de diversos atos que deverão acontecer, sempre em comemoração ao bicentenário”, explica o presidente do CulturAnita, Leo Felipe Nunes.

+

Cultura

Loading...