Confira o calendário de exposições do Festival Floripa na Foto

São doze mostras que revelam os diversos olhares e posicionamento diante do mundo

Imagem de Eduardo Beltrame, que integra a exposição coletiva “VerAcidade” – Eduardo de Sousa Beltrame/Divulgação/NDImagem de Eduardo Beltrame, que integra a exposição coletiva “VerAcidade” – Eduardo de Sousa Beltrame/Divulgação/ND

O 6º FLORIPA NA FOTO Festival de Fotografia acontecerá entre os dias 20 e 23 de março no Centro Integrado de Cultura (CIC), realizado pela Duo Arte e Produção em conjunto com o Laboratório Interdisciplinar de Formação de Educadores (LIFE) do Centro de Artes da UDESC, e parceria institucional da Fundação Catarinense de Cultura – FCC.

Com o objetivo de afirmar o fazer fotografia e arte ação humanizadora o evento quer mostrar através das 12 exposições, incluídas na programação, os diversos olhares e posicionamento diante do mundo.

A primeira exposição, “Matéria de Memória”, do fotógrafo Cláudio Brandão, foi aberta em 8 de fevereiro no Museu Histórico de Santa Catarina, trazendo um testemunho de matéria de memória de uma Florianópolis da infância do autor.

Ainda em fevereiro, no dia 27 o Museu de Arte de Santa Catarina abriu a exposição “Provence en hiver”, uma coletiva com curadoria de Marcelo Greco, que apresenta o resultado da residência artística “Mudança de biótopo e outra perspectiva”, realizada entre os meses de janeiro e fevereiro de 2018, na região da Provence, sul da França.

Na semana que antecede o 6º Festival LORIPA NA FOTO Festival de Fotografia, o circuito recebe mais 3 exposições. No dia 12, o Centro de Evento da Universidade Federal de Santa Catarina recebe a exposição “CAMPECHE POSTAL” dos fotógrafos Mara Rejane Freire e Ronaldo Dias Andrade, que apresentam suas relações com a paisagem e com a ocupação humana se dá a partir do amanhecer, na praia do Campeche, o contato com a população local como ambiente de lazer e trabalho, no caso, a pesca artesanal.

A série de cartões postais, Campeche Postal, que já circula pelo mundo todo, será desta vez apresentada como exposição. O total são vinte e três imagens, as dez imagens originais dos postais, complementadas por mais 13, num desejo de que a imagem espalhe a alegria de ter visitado, a generosidade de doar, e a vontade de conhecer um pouco mais do Campeche, praia localizada ao sul da Ilha de Santa Catarina.

Na quarta-feira, dia 13 de março é a vez da Universidade do Estado de Santa Catarina receber, na galeria da reitoria, a exposição “OLHAR OUTROS OLHARES”, do fotógrafo Luis Paganelli, reunindo fotografias de uma temporada passada nos arredores da Piazza della Signoria, em Firenze – Itália.

Foram 2 meses observando a rotina de moradores, comerciantes, turistas, artistas de rua e estabelecendo pactos de olhares com os fotografados. Em volta da praça tudo acontece, a vida pulsa, os olhares se cruzam, as paixões despertam, o trabalho flui, o artista se apresenta, o turista vibra, o morador observa da janela. E nesse espaço de burburinho constante há lugar também para a intimidade e a solidão.

No dia 14, quinta-feira, é a Fundação Cultural Badesc que abre a exposição “VerAcidade”, que traz à tona a imagem naturalizada do que entendemos por cidade para, a partir dela, refletir sobre a nossa experiência com este espaço.

Com curadoria de Lucila Horn, os trabalhos de Arthur Cunha, Diorgenes Pandini, Eduardo Beltrame, Lucas Flygare, Maria Luiza Sumienski, Soninha Vill, dialogam sobre a cidade de Florianópolis a partir da fotografia, tencionando as fronteiras entre o real e o imaginário, buscando abrir clareiras poéticas no caos.

A programação completa do evento encontra-se em floripanafoto.com


Confira algumas exposições:

“Matéria de Memória”, do fotógrafo Cláudio Brandão

  • Onde: Museu Histórico e Santa Catarina – MHSC
  • Quando: até 31/03, de terça a sexta-feira, das 10h às 18h. Sábados, domingos e feriados das 10h às 16h.
  • Ingressos: R$ 5 (inteira), R$ 2 (meia-entrada) , entrada gratuita aos domingos.

Exposição Provence en hiver

  • Onde: Museu de Arte de Santa Catarina – MASC
  • Quando: até 26/05, de terça a domingo das 10h às 21h.
  • Quanto: Entrada gratuita

Exposição Campeche Postal

  • Onde: Centro de Eventos – UFSC
  • Quando: Abertura dia 12 de março de 2019, às 18h
  • Visitação: até 26 de abril das 8h às 20h
  • Quanto: Entrada gratuita

Exposição Olhar outros olhares de Luis Paganelli

  • Onde: Galeria Reitoria UDESC
  • Quando: abertura dia 13 de março às 17h
  • Visitação: de segunda a sexta das 10h às 21h.
  • Quanto: Entrada gratuita

Exposição Veracidade

  • Onde: Fundação Cultural Badesc
  • Quando: abertura dia 14 de março, às 19h
  • Visitação: até 22 de março, de terça a sábado, das 12h às 19h

+

Floripa na Foto

Loading...