Cidade de SC tem monstros da floresta no lugar de Papai Noel no Natal

Pelznickel, ou Papai Noel do Mato, resgata tradição alemã e estimula o bom comportamento das crianças

Santa Catarina é terra de tradições de influência europeia, e, em Guabiruba, no Vale do Itajaí, uma tradição alemã costuma gerar curiosidade e até medo nas crianças.

É o Pelznickel, ou Papai Noel do Mato, um ajudante de São Nicolau que, ao entardecer, entre os dias 6 e 24 de dezembro, sai da mata onde mora e invade as ruas de Guabiruba.

Pelznickel cobra obediência das crianças – Foto: Jailson Pollheim/NDPelznickel cobra obediência das crianças – Foto: Jailson Pollheim/ND

A criatura, coberta de folhas, barba-de-velho ou trapos de roupas escuras, com chifres e máscaras assustadoras, carrega correntes, chicotes e instrumentos barulhentos, vem para cobrar obediência das crianças que aprontaram durante o ano, além de recompensar os que foram bonzinhos.

Eles são atração em Guabiruba, e populares entre as crianças. Durante a Pelznickelplatz, que acontece na época do Natal, eles podem até ser visitados em seu “habitat”.

“É uma tradição diferente do que tem por aí”, afirma Rogério Mendonça, que levou os filhos e os sobrinhos para visitar a Pelznickelplatz na última sexta-feira (10). O Vicente, filho de Rogério, afirmou que, às vezes, tem medo do bicho. “Mas eu sou bonzinho”, garante.

Quem vem visitar o Pelznickel conhece primeiro São Nicolau, o bom velhinho, que recebe os visitantes com toda gentileza. O caminho é guiado pelo presépio humano, e até o Homem do Saco, que carrega as crianças desobedientes, está lá.

Pelznickel, ou Papai Noel do Mato, na época do Natal, sai da mata onde mora e invade as ruas de Guabiruba - Jailson Pollheim/ND
1 2
Pelznickel, ou Papai Noel do Mato, na época do Natal, sai da mata onde mora e invade as ruas de Guabiruba - Jailson Pollheim/ND
A Pelznickelplatz está disponível para visitação em Guabiruba - Jailson Pollheim/ND
2 2
A Pelznickelplatz está disponível para visitação em Guabiruba - Jailson Pollheim/ND

“O objetivo principal é manter essa tradição viva”, conta um dos organizadores do evento, Ivan Fischer. A casa do Papai Noel do mato surgiu quando pessoas perceberam que existia a casa do Papai Noel, mas não o do mato. O grupo de amigos da Sociedade Pelznickel, então, criou a casa do personagem.

Casa do Pelznickel

Quem quiser conhecer esse personagem único pode visitar a Pelznickelplatz, ou Casa do Pelznickel, a partir das 19h, na rua Nicolau Schaefer, 647. A entrada é gratuita, mas os visitantes podem contribuir fazendo doações e ainda aproveitar o espaço com artesanatos e alimentos típicos da cultura alemã.

Participe do grupo e receba as principais notícias
de Blumenau e região na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os
termos de uso e privacidade do WhatsApp.
Loading...