Mundo Maria

Entretenimento, lifestyle, arte e tudo que move o mundo dos influenciadores nas redes sociais.


Conheça Paris, a sede da próxima Olimpíada em 2024

As Olimpíadas de Tóquio estão chegando ao fim, então vamos conhecer mais sobre Paris que provavelmente desta vez será possível acompanhar com torcida

Bonjour! A sede da próxima Olimpíada promete ser na famosa cidade do amor, do croissant e de um dos pontos turísticos mais visitados do Mundo, a Tour Eiffel, a linda, charmosa e que esbanja cultura, Paris.

Convidei a Bruna Pires Camargo, planejadora de viagens, para juntas podermos escrever essa matéria. Ela com seu conhecimento turístico e eu dando dicas de quem já morou lá por quatro meses.

Conheça Paris, a sede da próxima Olimpíada em 2024Paris, com a Tour Eiffel, um dos pontos turísticos mais fotografados do mundo. – Reprodução: Pinterest/ND

“Há quem diga que Paris é decadente ou sem graça. Abusados eles, não? Nunca vou esquecer um amigo me falando que Paris não merecia mais do que dois dias no meu roteiro quando estava planejando uma Eurotrip, em 2016. Ainda bem que não escutei ele! E segui minha intuição de que Paris seria sim, incrível. E foi. Pena que naquela época eu ainda não tinha o conhecimento que tenho hoje sobre planejamento de viagens. A Bruna de 2016 não sabia nem 10% do que Paris tinha a oferecer. “

Após 5 anos dessa experiência, Bruna já criou diversos roteiros turísticos para lá e pode-se dizer que conhece Paris como a palma da mão, e sim é possível criar diferentes roteiros até chegarem as Olimpíadas de 2024 e alimentar o coração.

Allons-y (expressão francesa para bora lá!), agora vem as dicas de Bruna junto com comentários da Maria que se deve considerar e que com certeza não estará ultrapassado na Paris de 2024.

Primeiro, o transporte público de Paris é muito bom, e para facilitar como eu usava muito o transporte público garanto, existem aplicativos tanto para Iphones e Androids gratuitos que você coloca de onde está para onde quer chegar e ele já dá todos os números de metrôs ou ônibus que precisa pegar.

Por isso, não se preocupe em ficar hospedado apenas em regiões super turísticas. Você pode se hospedar mais afastado, só precisa garantir que será pertinho do metrô (menos de 10 min a pé) e perto de mercados para você conseguir fazer umas comprinhas.

Vale a pena comprar água no mercado porque a água lá custa super caro e  indico também frutas, porque as frutas de lá são super frescas e doces, e isso já ajuda a não gastar tanto com alimentação. E pensando nas Olimpíadas, se quiser estar perto da muvuca, aí você deve priorizar o 6º e o 7º arrondissement (bairro). 

Segundo, você vai andar muito. Turista é assim, anda 15 km por dia em viagem, mas em casa tem preguiça até de sair com o cachorro. Enfim, Paris é uma cidade bela que deve ser explorada a pé o máximo possível (você vai usar o transporte público para deslocamentos maiores).

Paris é uma das cidades mais lindas do mundo, nos meses que morei lá eu morava há 30 minutos da minha escola e mesmo nos dias de chuva eu ia e voltava andando, pois tudo é lindo ao seu redor. Ia costeando o Rio Sena, atravessando a Point Neuf, e já aproveitava esses 30minutos de ida e volta que davam uma hora, como o meu exercício diário.

Imagina você a pé pelas margens do Rio Sena, passando por pontes icônicas como a Ponte Alexandre III avistando os Invalides de um lado e o Petit e o Grand Palais do outro. Você anda mais um pouco e esbarra na Praça da Concórdia com seu obelisco gigante que foi trazido do Egito e que tem mais de 3 mil anos. Um pouco mais à frente, o Jardim de Tuileries e o Louvre… 

Queria poder dar muitas dicas sobre Paris, mas sei que as linhas são limitadas, então vou tentar dar uns conselhos e falar de alguns locais fora do padrão. 

Sobre a Torre Eiffel, não escute pessoas que dizem que não vale a pena subir. Vale sim! Sugiro chegar na fila entre 1h a 2h antes do pôr do sol para curtir a golden hour lá do alto e mais do que isso, ver as luzes da torre se acenderem. É surreal. É de chorar de emoção. Reserve seu ingresso no site oficial com antecedência.

Conheça Paris, a sede da próxima Olimpíada em 2024Museu do Louvre, museu mais visitado em Paris. -Reprodução: Pinterest/ND

Se você não é aquela pessoa super ligada em arte, escolha no máximo de 2 a 3 museus com essa temática pra não ficar muito cansativo. Chega uma hora que parece tudo igual.

Dos que eu fui teve um que se você não é chegado a arte, ele não está sempre cheio e cheguei a ir 3 vezes enquanto morava lá, o Museu D’Orsay. Ele é não é muito grande e tem aquele famoso relógio do corcunda de Notre Dame e um café super agradável no seu interior.

Passeie sem pressa pelos bairros do Marais, Quartier Latin e Montmartre. E aqui eu posso dar uma dica, o melhor crepe de nutella que já comi foi no Marais pois morava lá, e ele custava em torno de 2 euros.

Eu comprava e depois ficava na praça mais conhecida do bairro, a Place des Voges, como os franceses têm costume, sentada nas praças, no gramado mesmo ou nos bancos lendo livros ou escutando música. E vale ressaltar que uma taça de vinho custa mais barato do que um refrigerante.

Conheça Paris, a sede da próxima Olimpíada em 2024Pic nic à margem do Rio Sena em Paris. -Reprodução: Pinterest/ND

Veja o pôr do sol do terraço da Galerie Lafayette. Explore a vida boêmia no Canal Saint Martin na altura do 10º arro. Visite a Biblioteca Nacional no 13º arro e aproveite e dê mais uma voltinha às margens do Sena.

E se quiser, uma ótima dica e que eu fazia muito, pic nic à margem do Rio Sena é muito comum lá, os franceses amam levar baguetes, croissants, queijos, geleias, vinhos, e ficar às margens do rio ou nos jardins, é um hábito bem cultural deles.

E se possível, visite cidades próximas como Versailles (o famoso castelo fica aqui), Reims (aqui é produzida a champanhe de verdade) e Giverny (Casa e os Jardins de Monet).

Conheça Paris, a sede da próxima Olimpíada em 2024Castelo de Versailles, ponto turístico próximo a Paris. – Reprodução: Pinterest/ND

Tudo isso e muito, mas muito mais atrações, misturados com o espírito olímpico. Eu não quero perder os aros em frente à Torre Eiffel, e você? 

Participe do grupo e receba as principais notícias
da Grande Florianópolis na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os
termos de uso e privacidade do WhatsApp.
Loading...