Criador do Guia Manezinho faz apelo por histórias de Florianópolis

O jornalista Rodrigo Stüpp, idealizador do projeto, pede vídeos e fotos dos passeios para dar continuidade ao Guia enquanto ele trata um câncer

Em quase quatro anos de trabalho, Rodrigo Stüpp promove tours guiados em oito diferentes roteiros de Florianópolis. Vencedor do Prêmio Nacional de Turismo em 2019, o Guia Manezinho desvenda as lendas das bruxas, explora o Centro Histórico, mostra a arte de rua e grafites, e conta mais sobre a história de resistência dos negros na Capital.

Criador do Guia Manezinho faz apelo por histórias de Florianópolis – Foto: Reprodução/Instagram

Com a pandemia, os passeios presenciais foram interrompidos e há cerca de um mês a descoberta de um câncer pelo idealizador do projeto fez com que o Guia Manezinho tomasse um novo rumo.

“Vamos! No caminho conto com vocês”, diz Stüpp em um vídeo divulgado nas redes sociais. O jornalista e intérprete de patrimônio passou por uma cirurgia e agora trata outro tumor no abdômen.

“A metáfora que estou usando agora é ninguém faz uma pescaria sozinho. Às vezes tu estás num barco, tem que descansar um pouco os braços, mas têm muita gente para remar por ti e atravessar aquela parte mais difícil. Numa pesca em que todos contribuem, sempre tem fartura para todo mundo”, diz.

Em razão dos cuidados com o tratamento, Rodrigo fez um apelo para que o projeto não fosse interrompido. “Enquanto eu trato da cura, eu preciso de vocês para seguir gerando conteúdo para o Guia Manezinho”. O objetivo é continuar contando histórias.

Em formato de vídeo, ou por meio de fotos de algum dos passeios do Guia Manezinho, Stüpp pede que as pessoas compartilhem momentos de emoção.

“Pensa contigo qual foi o roteiro que tu mais gostasse? Qual foi o passeio que mais te apaixonou? Qual foi aquela história que tu ouvisse e disse ‘caramba, eu quero contar essa história para alguém”.

Como exemplo, ele cita uma das histórias mais queridas sobre a Ponte Hercílio Luz, que nada tem a ver com sua construção, mas sim com a história de Sérgio Murilo. Um ilustre manezinho que nasceu na estrutura de metal que liga a Ilha ao Continente.

As histórias podem ser enviadas para o e-mail guiamanezinho@gmail.com. O conteúdo recebido será publicado pelo Guia Manezinho nos próximos meses.

+

Cultura