Curso gratuito de roteiro e diagramação é oferecido para LGBTQIA+ em SC

Os interessados podem se inscrever até segunda-feira (9) e as aulas são exclusivas para catarinenses LGBTQIA+

Oficinas gratuitas de escrita de roteiros para audiovisual e editoração serão oferecidas para o público LGBTQIA+ em Santa Catarina. As inscrições ficam abertas até a próxima segunda-feira (9) e as aulas acontecem em dez encontros online, entre os dias 17 de agosto e 21 de setembro.

Curso gratuito sobre roteiros e diagramação é disponibilizado para LGBTQIA+ de Santa Catarina – Foto: The Creative Exchange/Unsplash/Divulgação/NDCurso gratuito sobre roteiros e diagramação é disponibilizado para LGBTQIA+ de Santa Catarina – Foto: The Creative Exchange/Unsplash/Divulgação/ND

O curso “Dos filmes que ainda não fizemos LGBTQIA+ Santa Catarina” , além da gratuidade, oferecerá ajuda de custo  para os participantes em situação de vulnerabilidade econômica. A ONG catarinense Estrela Guia conta com o apoio do Fundo Nivea e da All Out na execução do projeto.

O curso é oferecido apenas para residentes de Santa Catarina, que se autoidentificam como LGBTQIA+. Serão reservadas 50% das cadeiras para pessoas autodeclaradas pretas, pardas, indígenas ou oriundas de outras minorias sociais.

Os participantes do curso serão selecionados a partir dos interessados inscritos através do formulário online.

Roteiro em papel

Após as oficinas, os roteiros escritos pelos participantes serão publicados em um livro, com versão impressa e digital. A obra física será distribuída entre os participantes e em bibliotecas públicas enquanto a digital estará disponível para download.

Rober Corrêa é voluntário na Estrela Guia e oficineiro de escrita. Ele explica que o projeto é importante para quebrar padrões narrativos que invisibilizam a população LGBTQIA+ e conta os motivos de juntar, no mesmo curso, audiovisual e diagramação.

“A grande maioria dos roteiros escritos jamais vão ser rodados, filmados, não vão virar filmes. Vão ficar dentro de gavetas, perdidos no tempo. Então a gente não vai ter acesso à grande maioria dos roteiros já escritos”, explica.

Rober diz que considerando essa realidade, uma corrente tem se formado para pensar o roteiro enquanto gênero literário. A oficina também trabalha neste sentido, com o papel enquanto suporte para a divulgação desses trabalhos.

Divisão do curso

A divulgação dos selecionados acontecerá no dia 12 de agosto. O curso vai ter duas etapas: a primeira com sete encontros sobre roteiros, com abordagem sobre literatura e questões de cinema e experiências LGBTQIA+. Na segunda parte serão oferecidas três oficinas de diagramação e editoração de livros.

+

Cultura

Loading...