Moacir Pereira

Notícias, comentários e análises sobre política, economia, arte e cultura de Santa Catarina com o melhor comentarista politico de Santa Catarina. Fundador do Curso de Jornalismo da UFSC. Integrante da Academia Catarinense de Letras e do Instituto Histórico e Geográfico de Santa Catarina, é autor de 53 livros publicados.


Desembargador Edison Ubaldo morre em Florianópolis

Ubaldo era titular da Academia Catarinense de Letras e fundador da Academia Catarinense de Gastronomia

Faleceu hoje em Florianópolis, aos 80 anos de idade, o desembargador aposentado, escritor e advogado Edison Nelson Ubaldo.

Pioneiro na vitivinicultura de altitude em SC – Foto: divulgaçãoPioneiro na vitivinicultura de altitude em SC – Foto: divulgação

Natural de Campos Novos, era titular da cadeira 11 da Academia Catarinense de Letras, integrava a Academia Brasileira de Gastronomia e fundou a Academia Catarinense de Gastronomia.

Sua biografia inclui 8 livros publicados, sendo quatro de contos, três de Direito e o clássico “VINHO UM PRESENTE DOS DEUSES”.

Foi professor de Direito na Escola Superior da Magistratura e na Escola Superior de Advocacia de Santa Catarina. Atuou como professor honorário das Universidades HermílioValdizán, Garcilaso de La Vega, Sto. Toríbio de Mogrovejo (Peru) e Domingo Sávio (Bolívia).

Era também sócio benemérito do Instituto de Filosofia do Direito da Universidad de Lomas de Zamora (Argentina) e membro do Círculo de Especialistas em Direito da Fundação Konrad Adenauer (Alemanha).

Viticultor em Campos Novos-SC, foi o pioneiro da vitivinicultura de altitude em Santa Catarina, tendo implantado o primeiro vinhedo de viníferas nobres do Estado em 1981, o que lhe valeu a outorga da “Comenda Anita Garibaldi”, a mais alta condecoração do Governo catarinense, em 2009.