Moacir Pereira

Notícias, comentários e análises sobre política, economia, arte e cultura de Santa Catarina com o melhor comentarista politico de Santa Catarina. Fundador do Curso de Jornalismo da UFSC, da Academia Catarinense de Letras e do Instituto Histórico e Geográfico de Santa Catarina, é autor de 53 livros publicados.


Dia de Santa Catarina: Tangará e Pinheiro Preto fazem feriado e eventos especiais

Amanhã será feriado nas principais indústrias de Tangará: iniciativsa em 1952 do médico e empresário Antônio Teixeira Pinto

Os municípios de Tangará e Pinheiro Preto, no Vale do Rio do Peixe, mantém amanhã uma tradição de quase 70 anos. As principais indústrias, que trabalham 24 horas por dia, param as máquinas hoje à meia noite. Amanhã diretores, executivos, funcionários e suas famílias vão celebrar o Dia de Santa Catarina, a padroeira do Estado. Trata-se de iniciativa do médico e empresário Antônio Teixeira Pinto, datada de 1952. Devoto de Catarina de Alexandria(Egito), martirizada no século V, o dono da indústria Sopasta, uma das maiores de papel e embalagem da região, promoveu feriado, missa campal e festa para colaboradores e crianças.
As outras indústrias seguiram o exemplo. Este ano, em função da pandemia, será tudo on line. Na ilustração, a padroeira na criativa obra de Rodrigo de Haro.

Santa Catarina de Alexandria na obra do grande artista – Foto: Moacir PereiraSanta Catarina de Alexandria na obra do grande artista – Foto: Moacir Pereira