Dia Municipal da Baleeira é oficializado pelo prefeito de Florianópolis; saiba a data

Comemoração do Dia da Baleeira é uma referência ao nascimento de um tradicional construtor de baleeiras do Ribeirão da Ilha

O prefeito de Florianópolis, capital de Santa Catarina, Topázio Silveira Neto, sancionou na última terça-feira (28), o PL (projeto de lei) apresentado pelo vereador Afrânio Boppré (PSOL) e criado pela equipe do projeto Baleeiras da Ilha, para oficializar o Dia Municipal da Baleeira.

O Dia Municipal da Baleeira foi oficializado pelo prefeito de Florianópolis, Topázio Neto – Foto: Cristina Gallo/Reprodução/NDO Dia Municipal da Baleeira foi oficializado pelo prefeito de Florianópolis, Topázio Neto – Foto: Cristina Gallo/Reprodução/ND

A proposta partiu da equipe do projeto Baleeiras da Ilha e foi apresentada pelo vereador Afrânio Boppré (PSOL) no início de 2022. O Dia Municipal da Baleeira será comemorado oficialmente em 18 de dezembro, conforme publicação no Diário Oficial do Município.

De acordo com o projeto Baleeiras da Ilha, a data escolhida é uma referência ao nascimento, em 1929, de seu Alécio Heidenreich. “Ele foi um tradicional construtor de baleeiras do Ribeirão da Ilha, falecido em março de 2022”.

A data foi escolhida por  pescadores da cidade, que após consultados também confirmaram a relevância da homenagem.

De acordo com o projeto Baleeiras da Ilha, a intenção da equipe é que “o dia 18 de dezembro se torne uma referência anual para a sociedade discutir o passado, o presente e o futuro desta manifestação cultural tão importante para a história de Florianópolis e dos florianopolitanos”.

A intenção dos representantes do projeto é realizar nesta data eventos que divulguem a embarcação e suscitem debates em torno de sua preservação.

Participe do grupo e receba as principais notícias
da Grande Florianópolis na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os
termos de uso e privacidade do WhatsApp.
+

Cultura

Loading...