Duo O Tropicalista inicia montagem de instalação com oficina aberta ao público no Masc

“Floresta inventada” vai integrar a programação em comemoração aos 70 anos do museu em Florianópolis

O Masc (Museu de Arte de Santa Catarina) completa em 2018 70 anos de existência. Para comemorar, uma programação especial vai marcar a data. Começa nesta quinta-feira (12), a partir das 17h, a montagem da instalação “Floresta inventada”, dos artistas Marcelo Fialho e Marco D. Julio, duo conhecido como O Tropicalista. A montagem será uma oficina aberta ao público para a produção de folhas de plantas a partir de material de descarte, que será aplicado no teto da sala, dando início ao processo de ocupação. 

Marcelo Fialho e Marco D. Julio, do duo O Tropicalista, iniciam montagem no Masc - Mariana Boro/Divulgação/ND
Marcelo Fialho e Marco D. Julio, do duo O Tropicalista, iniciam montagem no Masc – Mariana Boro/Divulgação/ND

Segundo Josué Mattos, curador da instituição, a iniciativa inédita na história do Masc, é uma forma de pensar a sala como um espaço imersivo. “Queremos criar uma experiência, logo na entrada do edifício, quebrar a formalidade e a desertificação do espaço, que deixará de ser lugar de passagem, se tornando lugar de densidade e estada”, explica. 

A ideia da “Floresta incrustrada” é transformar a sala em um pequeno jardim incrustado no concreto, em que as muitas plantas se emaranham sobre móveis, objetos, esculturas, têxteis e papeis que cobrem as superfícies do chão ao teto. Parte do acervo dos artistas será transportado para o espaço do Masc, assim como materiais e plantas coletados pela dupla pela cidade. Além disso, está previsto um cronograma de ações para o local. 

A partir do dia 18 de abril entra em cartaz a exposição “Desterro Desaterro”, reunindo obras de mais de 80 artistas com o objetivo de propor reflexões sobre a produção artística de arte contemporânea dos últimos tempos. Já no dia 20 de junho, às 19h, está prevista a roda de conversa Microutopias: psicanálise, arte e resistência. Em 16 de agosto, às 17h, haverá uma oficina para a produção de lambe-lambe – pôster artístico de tamanho variado que é colado nos espaços públicos. A atividade final, com data ainda a confirmar, será uma conversa com os artistas sobre a experiência da ocupação. 

SERVIÇO

O quê: Instalação “Floresta Inventada”
Quando: a partir do dia 18 de abril, 19h/montagem dia 12/4, 17h
Onde:  CIC, av. Gov. Irineu Bornhausen, 5.600. Agronômica, Florianópolis
Quanto: gratuito

Acesse e receba notícias da Grande Florianópolis pelo WhatsApp do ND+

Entre no grupo
+

Cultura