ENGIE valoriza seus clientes pela parceria em projetos socioambientais

Em 2019 foram 378 projetos e ações sociais apoiadas, em um investimento de mais de R$ 25 milhões

Projeto de Alfabetização de Jovens e Adultos – Foto: Divulgação/ENGIE

A ENGIE Brasil Energia apoia uma série de projetos socioambientais, capazes de criar histórias e inspirar pessoas e empresas. São ações que geram resultados concretos e mudam trajetórias de vida de pessoas e de famílias das comunidades onde a Companhia está presente. São iniciativas que estimulam a inserção social por meio do acesso à cultura, à educação, à saúde e ao esporte, e programas voluntários de geração de renda e melhoria da qualidade de vida das comunidades.

Seja por meio dos Centros de Cultura, especialmente criados para oferecer às comunidades atividades culturais, recreativas e educativas, seja através do Projeto Jogo Aberto, que oferece educação, cultura, esportes e lazer para crianças e adolescentes, passando pelo Projeto de Preservação de Nascentes, desenvolvido para despertar a consciência ambiental, proteger mananciais e assegurar a oferta e qualidade da água às comunidades locais, cada iniciativa conta com a participação dos clientes da ENGIE Brasil Energia, que, ao confiar nos produtos e serviços oferecidos pela empresa, são parceiros para a manutenção e ampliação de todos esses e muitos outros projetos socioambientais.

Quadra de esportes para as atividades recreativas – Foto: Divulgação/ENGIE

Com cerca de 700 grupos empresariais como clientes em todas as regiões do país, captados ao longo de 22 anos de atuação, a ENGIE atua numa relação estreita de parceria e confiança, principalmente pela viabilidade dos seus projetos socioambientais, possibilitados por essas parcerias. “Os nossos clientes são os principais responsáveis pelos programas socioambientais desenvolvidos pela Companhia e a eles somos muito gratos. Sempre que geramos ou transmitimos energia, geramos riqueza que nos possibilita investirmos nas comunidades onde estamos presentes. E cada vez que um cliente aposta no nosso negócio e na nossa entrega, está investindo indiretamente conosco em grandiosos projetos de sustentabilidade Brasil afora. Simplesmente, porque vamos além da energia!”, destaca o diretor-presidente da ENGIE Brasil Energia, Eduardo Sattamini.

Em 2019 foram 378 projetos e ações sociais apoiadas, em um investimento de mais de R$ 25 milhões. Os seis Centros de Cultura espalhados pelo Brasil, por exemplo, já receberam mais de 500 mil visitantes e investimento que ultrapassa a marca dos R$ 20 milhões [veja o valor do investimento e do custeio desde o início]. “Estamos inseridos em regiões bastante carentes do interior do Brasil, e quando andamos pelo interior vemos a privação das pessoas por oportunidades, cultura e educação. Por isso, sempre desenvolvemos em paralelo aos nossos projetos ações de responsabilidade social e educativas. Os Centros de Cultura foram criados para dar oportunidade para as pessoas, tirar as crianças da rua, ensinar um ofício. Esse é um exemplo das atividades de responsabilidade social que são inerentes à nossa atividade de desenvolvedor responsável de grandes projetos de infraestrutura”, ressalta Sattamini.

Apoio às comunidades faz parte do DNA da empresa

O comprometimento com as comunidades do entorno de seus empreendimentos faz parte do DNA da ENGIE Brasil Energia, e a responsabilidade socioambiental é um dos principais impulsionadores da estratégia corporativa da Companhia, que dedica especiais esforços para o desenvolvimento social das comunidades onde atua, no Brasil e no mundo. Durante a pandemia da Covid-19, esse engajamento da empresa com as comunidades e a sociedade foi reforçado. Comprometida com o enfrentamento da doença e com a continuidade de suas operações, já que o fornecimento de energia não pode parar, a Companhia vem adotando uma série de iniciativas visando apoiar os colaboradores, a sociedade e as comunidades próximas às suas usinas e obras. Os investimentos da empresa em diversas iniciativas já somam mais de R$ 7 milhões, o que inclui a apoio a hospitais e a doação de cestas básicas, EPIs e produtos de limpeza.

As iniciativas socioambientais se juntam à estratégia da empresa de ser referência no País na transição para uma economia de baixo carbono e na produção de energia por meio de fontes renováveis para fortalecer sua sustentabilidade. Maior produtora privada de energia elétrica do Brasil, a ENGIE possui quase 90% de sua capacidade instalada no país proveniente de fontes renováveis e com baixas emissões de gases de efeito estuda, como usinas hidrelétricas, eólicas, solares e biomassa. E a ENGIE vai muito além do cumprimento da legislação e obrigações estabelecidas por licenças ambientais. Suas iniciativas voluntárias incluem programas de desenvolvimento social e geração de renda, mas não só. A Companhia desenvolve projetos e programas sociais, culturais e ambientais que possam servir como legado para as gerações futuras, contribuindo para um mundo melhor.

A cada dia aumenta a exigência de investidores, dos consumidores  e da sociedade em geral por boas práticas de sustentabilidade socioambiental e governança corporativa por parte das empresas. Em todos os investimentos e projetos em que atua, a ENGIE Brasil Energia quer ser lembrada como um empreendedor que melhorou a qualidade de vida da região e das comunidades locais. “Trabalhamos em sintonia com os anseios das novas gerações. Vivemos na era do propósito e temos como missão melhorar a qualidade da energia, diminuir as emissões e melhorar a eficiência e o cuidado com o planeta, e sempre preservando o meio ambiente, sendo responsável socialmente e promovendo a diversidade. E tudo isso só é possível porque nossos clientes confiam na nossa empresa. Nossos clientes fazem parte de tudo isso!”, enfatiza Sattamini.

+

Engie