Marcos Cardoso

marcos.cardoso@ndmais.com.br A sociedade da Grande Florianópolis, os eventos culturais e as tradições da região analisadas pelo experiente jornalista Marcos Cardoso.


Ex-cônsul honorário da Áustria morre em Florianópolis

Ivo Frederico Schmithausen tinha 83 anos

Morreu na tarde desta terça-feira (21), em Florianópolis, aos 83 anos, Ivo Frederico Schmithausen, vítima de câncer no esôfago.

Ele estava em seu apartamento, na rua Luiz Delfino, Centro da cidade, onde morou por décadas e se resguardou com o agravamento da doença que tratava havia dois anos. Não quis ser hospitalizado.

Segundo a amiga Jeanine Rauh Probst Hantschel, Ivo “tentou tudo, mas já não conseguia comer. Só dormia, fraco. Não conseguia mais falar comigo”.

O velório ocorrerá na quarta-feira (22), das 10h às 12h, no cemitério Jardim da Paz. Em seguida, conforme seu desejo, o corpo será cremado.

Ivo Frederico Schmithausen em foto recente – Foto: Reprodução internet/NDIvo Frederico Schmithausen em foto recente – Foto: Reprodução internet/ND

Advogado com profundo interesse pelo setor cultural, em 1983, foi nomeado cônsul honorário da Áustria em Florianópolis para responder pela representação instalada em abril daquele ano.

Em 2009, foi jubilado pela OAB/SC (Ordem dos Advogados do Brasil – Santa Catarina) ao lado de colegas como Cyro Barreto, Dalibar Mansur, Fernando Marcondes de Mattos, Luiz Alberto de Cerqueira Cintra, Marcílio César Ramos Krieger, Nicolau Apóstolo Pítsica, Norberto Silveira de Souza, Saulo Vieira e Tycho Brahe Fernandes Neto.

Trabalhou como gestor em órgãos municipais de cultura e educação em Florianópolis e em São José, e também integrou o CEC (Conselho Estadual de Cultura), entre 2011 e 2013.

Ivo em um de seus passeios de roteiro cultural – Foto: Reprodução internet/NDIvo em um de seus passeios de roteiro cultural – Foto: Reprodução internet/ND

Entusiasta das tradições germânicas, foi um dos primeiros sócios e diretor da Associação Cultural Deutsche Welt, fundada na capital catarinense em 1999. “Muitas reuniões no apartamento dele. Sempre pronto a ajudar”, conta Jeanine.

Schmithausen gostava também da vida social, tendo sido chefe do cerimonial do Clube Doze de Agosto, nos anos de 1980. Sempre frequentou festas, bailes e recepções, como o début da grande amiga, desde a juventude, Elenita Gerlach Koerich. “Foi meu melhor amigo”, afirma ela.

Da esq. para dir.: o diretor social, José Roberto Gonçalves; os atores Myrian Rios e Cláudio Cavalcanti, que apresentaram as debutantes do Clube Doze de Agosto; e o chefe do cerimonial, Ivo Schmithausen; na década de 1980 – Foto: Grey Carvalho/Divulgação/NDDa esq. para dir.: o diretor social, José Roberto Gonçalves; os atores Myrian Rios e Cláudio Cavalcanti, que apresentaram as debutantes do Clube Doze de Agosto; e o chefe do cerimonial, Ivo Schmithausen; na década de 1980 – Foto: Grey Carvalho/Divulgação/ND

A última vez que eu o encontrei foi no verão de 2017, em frente à Casa das Tortas, confeitaria próxima ao edifício onde ele morava. Chegamos juntos e nos deparamos com a porta fechada e um aviso sobre o encerramento das atividades (reabriu meses depois, sob direção do chefe Alzir Krauss). Ficamos consternados.

Naquele momento, e em todos os outros que a sua imagem vem aos meus olhos ou à minha mente, lembrei de um episódio na Fundação Cultural de Florianópolis Franklin Cascaes, nos primeiros anos da década de 2000, quando Ivo era coordenador de artes, e eu, assessor de comunicação social.

Ao passar por sua sala, admirei a beleza de uma caixinha vermelha e dourada sobre a mesa. Embalagem de sabonete, disse ele. No dia seguinte, Ivo me deu uma igual, lacrada. “Não se dá caixa vazia de presente”, ensinou, sorrindo. Uma delicadeza gratuita que ficou guardada comigo durante anos.

Ivo era assim, alegre, educadíssimo, um gentleman, fiel aos amigos e muito querido por eles.

Participe do grupo e receba as principais notícias
da Grande Florianópolis na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os
termos de uso e privacidade do WhatsApp.
Loading...