Exposição fotográfica homenageia moradores de cidade do Sul de SC

Nova Veneza iniciou as comemorações dos 130 anos de colonização e 63 anos de emancipação político-administrativa da cidade com exposição na Praça Humberto Bortoluzzi

Visando comemorar  os 130 anos de colonização e 63 anos de emancipação político-administrativa, que serão completados na segunda-feira(21), a Prefeitura de Nova Veneza lançou, esta semana, a exposição fotográfica ‘Nossos trabalhos, nossas conquistas’, que homenageia os moradores da cidade, através de 18 cidadãos neovenezianos.

A exposição está localizada ao lado da Gôndola, na Praça Humberto Bortoluzzi, no centro de Nova Veneza e ficará no local por 30 dias. Segundo a secretária de Cultura, Esporte e Turismo do Município, Carolina Ghislandi, a homenagem se deu pela representatividade que estas pessoas têm na história de Nova Veneza.

“O trabalho que elas realizaram e realizam, o ofício que ao longo da vida elas ofereceram para a cidade. Temos ofícios que fazem parte da nossa história desde o início da colonização e que vieram com os imigrantes da Itália e seus descendentes deram continuidade”, comenta.

Exposição Fotográfica homenageia pessoas e profissões importantes para o crescimento de Nova Veneza – Foto: Lucas Sabino/Prefeitura de Nova Veneza/NDExposição Fotográfica homenageia pessoas e profissões importantes para o crescimento de Nova Veneza – Foto: Lucas Sabino/Prefeitura de Nova Veneza/ND

“Muito Feliz”, afirma homenageado

Uma das pessoas fotografadas foi o Fernando Bongiolo, chef de cozinha e empreendedor da cidade. “Fiquei muito feliz e honrado em ser uma das pessoas homenageadas. É muito gratificante exercer sua profissão e ao mesmo tempo contribuir com o desenvolvimento do nosso município”, comenta Bongiolo.

José Luiz Ronconi foi um dos fotógrafos convidados para realizar o trabalho e garante que foi uma experiência inovadora e de aprendizado.

“A Secretaria foi muito feliz na escolha deste trabalho, resgatar e valorizar essas pessoas do passado e reconhecê-las, pois os registros foram feitos agora, no atual momento delas em seus ambientes de trabalho. A fotografia tem um papel fundamental nessa rememoração, na lembrança dos antepassados”, pontua Ronconi.

Sem Festa da Gastronomia, comemoração diferenciada

Já que devido a pandemia do Covid-19, a Prefeitura não poderá realizara a tradicional Festa da Gastronomia, diversas atrações estão sendo programadas.

As festividades começam no sábado (19), com o tradicional corte do bolo, na Rua dos Imigrantes, que foi totalmente revitalizada e será entregue oficialmente para os moradores, às 9h45. “Essa rua nós já concluímos, mas queremos entregar de forma oficial para a comunidade. É uma via que ficou muito bonita, com pavimentação, calçadas, pergolados com mesas, onde os turistas e os cidadãos de Nova Veneza já podem utilizar”, comenta o prefeito Rogério Frigo.

Ainda, no sábado (19), também será realizada a tradicional escolha da corte da festa, que será feita de forma online, através das redes sociais da Secretaria de Cultura.

Já na segunda-feira (21), no dia do aniversário da cidade, será feriado e será realizada a alvorada festiva com a banda do 28º GAC de Criciúma, a partir das 7 horas. Além do show itinerante com o  Padre Ezequiel Dal Pozzo. O religioso vai iniciar a apresentação, em cima de um trio elétrico, no Distrito do Caravaggio, passando pelas principais vias de São Bento Baixo e finalizando na praça central da cidade.

“Nosso desejo era fazer uma festa como todos estão acostumados. Mas, infelizmente, não podemos realizar devido a pandemia. Mas não vamos deixar passar em branco. O show do Padre Ezequiel vai levar, até os moradores, uma palavra de esperança com toda a segurança que o momento exige”, pontua Frigo.

Confira a programação:

Sábado (19)

9h30 – Corte do bolo de aniversário

9h45 – Entrega da Rua dos Imigrantes

19h – Escolha da Corte da Festa da Gastronomia Típica (Evento será feito de forma virtual)

Segunda-feira (21)

7h00 – Alvorada festiva com a Banda do 28º GAC, nas ruas centrais de Nova Veneza.

14h30 – Show itinerante do Padre Ezequiel Dal Pozzo

+

Cultura

Loading...