Oficinas de bateria começam no dia 19 de julho
Exposição “Mulheres (in)Visíveis” apresenta trabalhos de artistas negras
Mostra quer dar visibilidade à produção artística de mulheres anônima; abertura acontece nesta quinta-feira (7), às 17h
O Museu Histórico de Santa Catarina, sediado no Palácio Cruz e Sousa, recebe a Bienal Black Brazil Art, com o tema “Mulheres (in)Visíveis”. A mostra será aberta nesta quinta-feira (7), às 17h, na Sala Martinho Haro.

A exposição coletiva faz parte do circuito da Bienal que terá atividades nas três capitais da região Sul. As obras expostas foram escolhidas por meio de um processo de seleção.
A proposta é dar visibilidade à produção artística de mulheres anônimas, principalmente das mulheres negras, por meio de um mapeamento das artes produzidas por mulheres de todo o Brasil e do exterior, o que reforça o olhar e a narrativa da ausência dessa temática nos espaços de diálogos artísticos como museus e galerias, destacando o silenciamento constante.
Leia também:
- Afroempreendedorismo é tema de evento em Florianópolis
- Florianópolis lança programação para mês da consciência negra
Para a curadoria da exposição, a bienal oferece uma visão geral da produção artística de mulheres, com um recorte especial para a produção de negras, e destaca trabalhos figurativos, narrativas sobre dor, violências, feminismo e a participação ativa nas artes visuais.
“Com o objetivo claro de abrir a discussão para a arte de mulheres esquecidas pela sociedade, apresentamos trabalhos poderosos e pungentes de diversos artistas contemporâneos do país”, resume a organizadora Patrícia Brito.
A mostra terá obras de Ana Maria, Claudia Escobar, Fiamma Viola, Georgia Lobo, Isabela Saramago, Jessica Diskin, Julia Ferreira, Laia Orisa, MaiMi, Marcela Bruna, Marcelo Vale Rio, Mayara Smith, Michele Micha, Monique Cavalcanti (Gugie), Òkun, Susan Mendes, Tamara Maia, Vitoria Caroline.
Atividades paralelas à mostra estão sendo organizadas, entre as quais, a Feira Afro Artesanal que será realizada também na quinta-feira, às 20h30, nos Jardins do Museu Histórico.
Serviço:
O quê: 1ª Bienal Black Brazil Art – Mulheres (in)Visíveis
Quando: 7/11, 17h (abertura). Visitação até 1/12, terça a sexta, das 10h às 18h e sábados, domingos e feriados, das 10h às 16h
Onde: Museu Histórico de Santa Catarina /Palácio Cruz e Sousa, Sala Martinho Haro, Praça XV de Novembro, Florianópolis
Quanto: R$ 5