Festa do Pinhão, em Lages, é cancelada pelo segundo ano consecutivo

Prefeito do município, Antônio Ceron, fez o anúncio na manhã desta sexta (5); segundo ele, realização do evento em 2021 é "impossível" por conta da pandemia

A Festa Nacional do Pinhão, um dos eventos mais tradicionais do Estado, foi cancelada pelo segundo ano consecutivo por conta da pandemia da Covid-19. O prefeito de Lages, Antônio Ceron, fez o anúncio nesta sexta-feira (5).

Festa do Pinhão, em LagesFesta do Pinhão de 2021 foi cancelada pela Prefeitura de Lages, por conta da pandemia – Foto: Reprodução/Instagram

A Prefeitura de Lages emitiu uma nota, em que explica o cancelamento da festa.

Confira o que diz a nota da Prefeitura:

“Em virtude da situação de pandemia pela qual passa o Brasil e o mundo, o momento requer o máximo empenho e cautela, enquanto vive-se a expectativa da vacina contra a Covid-19.

Assim sendo, o prefeito de Lages, Antônio Ceron anunciou oficialmente o cancelamento da Festa Nacional do Pinhão de 2021, na expectativa de que a batalha do novo coronavírus seja vencida e a economia seja recuperada.”

O prefeito Antônio Ceron também se manifestou por meio de um vídeo. Ele abre o anúncio com uma mensagem de esperança, por conta da chegada da vacina no município.

“Depois do ano passado muito difícil, principalmente por causa da pandemia, felizmente a chegada da vacina é uma esperança que todos nós temos, e Lages está preparada, estamos na primeira fase, e com certeza nos próximos meses a questão da vacinação da pandemia estará bem adiantada, dando esta segurança e esperança a toda população”, disse o prefeito.

De acordo com a assessoria de comunicação da Prefeitura de Lages, 1.801 pessoas já foram vacinadas no município até esta sexta (5), todas da área da saúde.

No entanto, ainda não há segurança o suficiente para a realização de um evento deste porte. Além da parte gastronômica com a oferta de comidas típicas, a festa oferece apresentações culturais e reúne atrações musicais de nível nacional e reúne um alto número de pessoas.

Na última edição da Festa do Pinhão, realizada em 2019, os nove dias de festa contaram com artistas como Jorge & Matheus, Alok, Alexandre Pires e bandas como Skank e Capital Inicial.

O aspecto econômico, influenciado pela pandemia, também pesou na decisão do cancelamento, segundo o prefeito Antônio Ceron.

“E evidente, como reflexo também do momento econômico da pandemia, é que nós anunciamos oficialmente o cancelamento da Festa do Pinhão de 2021. Pedimos a Deus que em 2022 a gente possa retornar com esta bandeira muito importante para Lages, para a região, que é a nossa Festa do Pinhão. Neste ano de 2021 é impossível a sua realização”, lamentou.

Confira a fala do prefeito no vídeo:

+

Cultura