Conheça novo espaço dedicado a literatura catarinense em Florianópolis

Espaço Autores Catarinenses foi inaugurado nesta quinta-feira (21) e busca promover obras literárias produzidas no estado

Florianópolis agora conta com um lugar para incentivar o consumo da literatura catarinense. O Espaço Autores Catarinenses foi inaugurado nesta quinta-feira (21) e promete dar mais visibilidade ao que é produzido no estado. Um projeto idealizado pela Unicred, por meio do programa Proarte, em parceria com a Revistaria Panorama.

Florianópolis agora conta com um lugar para incentivar o consumo da literatura catarinense – Foto: Reprodução/NDTV RecordTVFlorianópolis agora conta com um lugar para incentivar o consumo da literatura catarinense – Foto: Reprodução/NDTV RecordTV

Segundo o presidente da Unicred Matriz, Remaclo Fischer, “o cooperativismo tem como um de seus princípios compartilhar com a comunidade, desenvolvimento dos seus cooperados e valorizar as ações da comunidade. Cultura é uma coisa essencial no crescimento de qualquer civilização”.

“É um apoio muito forte ao autor catarinense, pouco prestigiado nas nossas livrarias, que nós trazemos aqui um espaço para que o autor possa expor as suas ideias e que nós possamos aprender com as ideias desses nossos autores”, afirmou o presidente da Unicred Valor Capital, Carlos Gilberto Crippa.

Além de livros, o projeto Proarte pretende contemplar outros eixos culturais, como música, exposição fotográfica e artes plásticas.

De acordo com o coordenador do Proarte Unicred, Luiz Alberto da Silveira, “a Unicred criou um projeto pró arte e cultura. Isso implica em oito eixos culturais. Nós vamos ter o primeiro prêmio literário nacional Unicred, vamos ter o primeiro salão nacional de artes visuais, nós temos aqui também um passeio cultural, onde os cooperados, os colaboradores são convidados a fazer um passeio cultural na cidade de Florianópolis para conhecer um pouco mais. E esse projeto cultural está sendo levado também para as regionais da Unicred”.

O espaço dedicado aos autores catarinenses fica no piso térreo do Beiramar Shopping, na revistaria de Seu Renato Luiz Cunha Fernandes, que existe há 26 anos.

Para o proprietário da revistaria, “com esse espaço destinado ao autor catarinense, fica mais tranquilo quem vem de fora levar uma lembrança e principalmente um livro feito aqui no estado de Santa Catarina. Vai ter toda uma gama de livros bem interessante de Santa Catarina”.

“Para nós é gratificante ver esse evento se consolidando e esse corner iniciando a divulgação num centro comercial tipicamente catarinense, autores catarinenses. A parceria da Unicred para nós é motivo de grande satisfação”, disse o gerente executivo Beiramar Shopping, Walter Biselli.

A escritora Lelia Pereira Nunes lançou o primeiro livro em 1993. Quase três décadas depois, ela ainda sente falta de algo essencial para quem vive da arte ou literatura: espaço e visibilidade para divulgar suas obras.

“Nós estávamos observando que dentro das livrarias locais, com raríssimas exceções, o autor catarinense ficava no final da loja, lá num cantinho. Então, não tinha nenhuma presença”, contou Lelia.

É uma opinião compartilhada entre outros escritores. Mesmo com livrarias que se intitulam catarinenses, quem é autor em Santa Catarina sempre acabava vendo suas obras em corredores esquecidos.

Ao dar visibilidade com a primeira banca da cidade expondo de forma explícita os autores daqui, o presidente da Academia Catarinense de Letras garantiu que estaremos mostrando a verdadeira identidade e os talentos de quem é de Santa Catarina.

“Nenhum escritor, nenhum autor publica uma obra para permanecer na gaveta, para permanecer numa estante ou no estoque, no almoxarifado. Eu mesmo fiquei surpreendido, vi algumas obras que não conhecia porque não tinham visibilidade. Infelizmente, um dos problemas dos autores de Santa Catarina é exatamente a falta de visibilidade, a falta de distribuição dos produtos, a falta de divulgação das obras e sobretudo um projeto como esse, que mostra a obra e que vai permitir que as pessoas possam comprá-la e conhecer melhor a literatura de Santa Catarina”, afirmou o jornalista e presidente da Academia Catarinense de Letras, Moacir Pereira.

Saiba mais sobre o novo espaço na reportagem do Balanço Geral Florianópolis!

+

BG Florianópolis

Loading...