Florianópolis retoma eventos culturais, que ocorrerão durante todo o ano

Sucesso da Maratona Cultural em 2022 e da Feira de Cascaes impulsionaram a realização de novas festividades no município

A Maratona Cultural ofereceu mais de 150 ações em 42 pontos da cidade, todos gratuitos – Foto: DivulgaçãoA Maratona Cultural ofereceu mais de 150 ações em 42 pontos da cidade, todos gratuitos – Foto: Divulgação

Após dois anos de pandemia, o avanço na vacinação contra a Covid-19 e as ações de prevenção e combate à disseminação do vírus realizadas pelo poder público possibilitaram hoje a flexibilização das medidas sanitárias, a desobrigatoriedade do uso das máscaras e o retorno dos eventos.

É o momento de retomada das atividades de lazer, do reencontro, das celebrações. Na capital catarinense, o retorno dos eventos teve a adesão maciça da comunidade, que lotou algumas atrações da Maratona Cultural 2022, por exemplo, realizada no último mês de abril.

Ao todo, o evento multicultural ofereceu mais de 150 ações em 42 pontos da cidade, todos gratuitos. Foram atividades de música, dança, teatro, artes visuais, cinema e outros segmentos da área da cultura.

O show da banda BaianaSystem foi o ápice da Maratona e reuniu cerca de 20 mil pessoas nos arredores da Catedral Metropolitana, localizada no Centro de Florianópolis.

O show da banda BaianaSystem foi o ápice da Maratona - Divulgação
1 3
O show da banda BaianaSystem foi o ápice da Maratona - Divulgação
O show da banda BaianaSystem foi o ápice da Maratona - Baiana 2
2 3
O show da banda BaianaSystem foi o ápice da Maratona - Baiana 2
O show da banda BaianaSystem foi o ápice da Maratona - Baiana
3 3
O show da banda BaianaSystem foi o ápice da Maratona - Baiana

Além do grupo musical, nomes renomados da cena cultural participaram entre as atrações do sábado, como a banda Dazaranha, Fantástico Caramelo, Dandara Manoel e Jovem Dionisio, marcaram presença no evento.

“As iniciativas realizadas pela prefeitura de prevenção e combate ao coronavírus, assim como de incentivo à vacinação contra a Covid-19 possibilitaram que Florianópolis hoje pudesse promover esses encontros com a comunidade. E a participação do público mostra como as pessoas precisavam voltar a se encontrar, a comemorar as conquistas após um período tão conturbado e difícil vivenciado em todo o mundo”, afirma Leonardo Costa Schmitz, secretário adjunto da Secretaria de Cultura, Esporte e Lazer de Florianópolis.

Lazer, cultura e diversão

Outra realização do município que foi retomada em 2022 foi a Feira de Cascaes, que teve sua primeira edição em agosto de 2021, apesar das restrições sanitárias que estavam vigentes na época.

A Feira de Cascaes foi retomada em 2022 – Foto: Divulgação/PMFA Feira de Cascaes foi retomada em 2022 – Foto: Divulgação/PMF

O evento foi realizado e seguiu à risca todas as medidas de segurança, de acordo com a prefeitura. Foi utilizado o app Secult Floripa para controle de entrada e também havia limite de ocupação dentro da feira.

Em outubro de 2021 foi promovida a segunda edição e, em dezembro do mesmo ano, a terceira, em comemoração ao Natal.

“Nós recebemos muitas mensagens positivas sobre a Feira de Cascaes, o público realmente gosta do evento, pois além de trazer toda a cultura da nossa região, é um evento gastronômico, as crianças têm um espaço com brinquedos infláveis e também há exposições dos trabalhos dos feirantes. Dessa maneira, como o público ‘comprou’ a ideia dessa feira, nosso intuito é trazer mais edições esse ano e proporcionar momentos de lazer, cultura e diversão para toda a população da Capital”, ressalta Schmitz.

Ele lembra que em abril deste ano foi promovida primeira edição de 2022 e antecipa que próxima ocorrerá no dia 12 de junho, com o tema Festa Junina.

Conforme determina a Lei Municipal nº 10.199, de 27 de março de 2017, a Prefeitura Municipal de Florianópolis informa que a produção deste conteúdo não teve custo, e sua veiculação custou R$2.000,00 reais neste portal

+

Prefeitura de Florianópolis

Loading...