Obras na SC-406, que liga as regiões Sul e Leste; na avenida das Raias, no Norte, além de serviços e ...
Florianópolis retoma eventos culturais, que ocorrerão durante todo o ano
Sucesso da Maratona Cultural em 2022 e da Feira de Cascaes impulsionaram a realização de novas festividades no município

Após dois anos de pandemia, o avanço na vacinação contra a Covid-19 e as ações de prevenção e combate à disseminação do vírus realizadas pelo poder público possibilitaram hoje a flexibilização das medidas sanitárias, a desobrigatoriedade do uso das máscaras e o retorno dos eventos.
É o momento de retomada das atividades de lazer, do reencontro, das celebrações. Na capital catarinense, o retorno dos eventos teve a adesão maciça da comunidade, que lotou algumas atrações da Maratona Cultural 2022, por exemplo, realizada no último mês de abril.
Ao todo, o evento multicultural ofereceu mais de 150 ações em 42 pontos da cidade, todos gratuitos. Foram atividades de música, dança, teatro, artes visuais, cinema e outros segmentos da área da cultura.
O show da banda BaianaSystem foi o ápice da Maratona e reuniu cerca de 20 mil pessoas nos arredores da Catedral Metropolitana, localizada no Centro de Florianópolis.
Além do grupo musical, nomes renomados da cena cultural participaram entre as atrações do sábado, como a banda Dazaranha, Fantástico Caramelo, Dandara Manoel e Jovem Dionisio, marcaram presença no evento.
“As iniciativas realizadas pela prefeitura de prevenção e combate ao coronavírus, assim como de incentivo à vacinação contra a Covid-19 possibilitaram que Florianópolis hoje pudesse promover esses encontros com a comunidade. E a participação do público mostra como as pessoas precisavam voltar a se encontrar, a comemorar as conquistas após um período tão conturbado e difícil vivenciado em todo o mundo”, afirma Leonardo Costa Schmitz, secretário adjunto da Secretaria de Cultura, Esporte e Lazer de Florianópolis.
Lazer, cultura e diversão
Outra realização do município que foi retomada em 2022 foi a Feira de Cascaes, que teve sua primeira edição em agosto de 2021, apesar das restrições sanitárias que estavam vigentes na época.

O evento foi realizado e seguiu à risca todas as medidas de segurança, de acordo com a prefeitura. Foi utilizado o app Secult Floripa para controle de entrada e também havia limite de ocupação dentro da feira.
Em outubro de 2021 foi promovida a segunda edição e, em dezembro do mesmo ano, a terceira, em comemoração ao Natal.
“Nós recebemos muitas mensagens positivas sobre a Feira de Cascaes, o público realmente gosta do evento, pois além de trazer toda a cultura da nossa região, é um evento gastronômico, as crianças têm um espaço com brinquedos infláveis e também há exposições dos trabalhos dos feirantes. Dessa maneira, como o público ‘comprou’ a ideia dessa feira, nosso intuito é trazer mais edições esse ano e proporcionar momentos de lazer, cultura e diversão para toda a população da Capital”, ressalta Schmitz.
Ele lembra que em abril deste ano foi promovida primeira edição de 2022 e antecipa que próxima ocorrerá no dia 12 de junho, com o tema Festa Junina.
Conforme determina a Lei Municipal nº 10.199, de 27 de março de 2017, a Prefeitura Municipal de Florianópolis informa que a produção deste conteúdo não teve custo, e sua veiculação custou R$2.000,00 reais neste portal