Gênero musical da alegria, dia do samba é celebrado em Florianópolis

Roda de samba que acontece nesta quinta, às 12h30, no Mercado Público de Florianópolis, homenageia Dia Municipal e o Dia Nacional do Samba

“Quem não gosta do samba, bom sujeito não é. É ruim da cabeça ou doente do pé…”. O refrão de “O Samba da Minha Terra”, música imortalizada pelo cantor e compositor Dorival Caymmi, sintetiza toda a alegria do estilo musical e de dança genuinamente brasileiro que ganhou até dia próprio para ter sua cultura enaltecida.

Em 2005, o samba de roda se tornou obra-prima do patrimônio oral e imaterial da humanidade pela Unesco – Foto: Divulgação/NDEm 2005, o samba de roda se tornou obra-prima do patrimônio oral e imaterial da humanidade pela Unesco – Foto: Divulgação/ND

Aliás, um dia duplo, pois o 2 de dezembro foi instituído em 1964 como Dia Nacional do Samba e mais recentemente, em 2006, como Dia Municipal do Samba.

O ritmo, que tem marca registrada pelos Estados do Rio de Janeiro e da Bahia, onde foi popularizado nos desfiles de escola de samba, ganhou a data nacional como forma de homenagear o compositor brasileiro Ary Barroso, autor da belíssima “Aquarela do Brasil”.

De Barroso para cá, o estilo ganhou variações – samba rock, samba-enredo, samba pagode, samba carnavalesco e o samba de gafieira, entre outros. Em 2005, o samba de roda se tornou obra-prima do patrimônio oral e imaterial da humanidade pela Unesco, o primeiro gênero musical do país a receber este título.

Em Florianópolis, o Dia Municipal do Samba teve como autor Márcio de Souza. A talentosa nova geração rende-se às grandes figuras que marcaram época como intérpretes.

Ritmo ganhou a data nacional como forma de homenagear o compositor brasileiro Ary Barroso – Foto: Divulgação/NDRitmo ganhou a data nacional como forma de homenagear o compositor brasileiro Ary Barroso – Foto: Divulgação/ND

Zininho, Neide Maria Rosa, Seu Lidinho, Carvalhinho da Ilha, Maria Helena, Seu Catonho, Vicente Marinheiro, Josué Costa, Ângela Bastos e tantos outros músicos, compositores e intérpretes que têm o samba em seu DNA e que vivem dessa arte.

Para exaltar o dia, a Secretaria Municipal de Turismo, Tecnologia e Desenvolvimento Econômico, Mercado Público e Associação dos Concessionários do Mercado Público de Florianópolis promovem nesta quinta-feira (2) a roda de samba com o Grupo Swing Maneiro e a cantora Annyria, no vão central, às 12h30.

Participe do grupo e receba as principais notícias
da Grande Florianópolis na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os
termos de uso e privacidade do WhatsApp.
+

Cultura

Loading...