Indígenas Kaingang e Guarani elegem neste domingo cacique, vice-cacique e capitão em SC

Na Terra Indígena Xapecó vivem cerca de 5,3 mil Kaingang e um grupo de Guarani. A maior aldeia de SC está localizada em meio aos municípios de Ipuaçu e Entre Rios, no Oeste do Estado

Cerca de 3,7 mil índios Kaingang e Guarani da Terra Indígena Xapecó vão eleger neste domingo (22) o cacique, o vice-cacique e o capitão para a maior terra indígena de Santa Catarina, localizada em meio aos municípios de Ipuaçu e Entre Rios, no Oeste do Estado.

Reserva Indígena Xapecó.  — Foto: Arquivo/NDReserva Indígena Xapecó.  — Foto: Arquivo/ND

Serão três chapas e os escolhidos deverão assumir aos cargos no mesmo dia. Os três comandarão a região por quatro anos. A apuração ocorre a partir das 17 horas de domingo na Câmara de Vereadores de Ipuaçu.

Quem são os candidatos

  • Gentil Belino concorre à reeleição;
  • Ivanir Alípio concorre pela primeira vez;
  • Osmar Barbosa já se elegeu cacique e tenta à reeleição.

De acordo com o Tribunal Regional Eleitoral, que disponibilizou suporte com mesários e equipes de trabalho, serão quatro locais de votação e cinco seções que funcionarão das 8h às 17h. Além disso, o pleito será realizado com cédulas de papel após impasse com a Funai (Fundação Nacional do Índio).

As normas do processo foram discutidas por uma comissão eleitoral formada por indígenas, integrantes da Fundação Nacional dos Indígenas e Ministério Público Federal.

Ginásio em forma de tatu na Reserva Indígena Xapecó. — Foto: Ricardo Ribas/Internet/NDGinásio em forma de tatu na Reserva Indígena Xapecó. — Foto: Ricardo Ribas/Internet/ND

Os indígenas precisam levar o Título de Eleitor e um documento oficial (RG ou CPF) para votar. A prefeitura de Ipuaçu disponibilizou um ônibus para auxiliar no deslocamento dos indígenas que moram em aldeias menores e que não terão urnas.

Na Terra Indígena Xapecó  vivem cerca de 5,3 mil Kaingang e um grupo de Guarani. A sede está localizada a 16 quilômetros de distância da área central de Ipuaçu. Trata-se da maior reserva em extensão territorial do Estado com 5.623 hectares de área.

Participe do grupo e receba as principais notícias
de Chapecó e região na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os
termos de uso e privacidade do WhatsApp.
Loading...