Já é Mané News comemora o Dia do Manezinho

Entre os destaques desta edição dedicada a data comemorativa estão a origem da denominação “manezinho” e a conexão entre o nativo da Ilha e a tainha

O Dia Municipal do Manezinho da Ilha é comemorado no primeiro sábado de junho, em Florianópolis. Para contar curiosidades sobre a data, uma edição especial do Já é Mané foi exibida na última sexta-feira (4), com participação de Rodrigo Stüp, o Guia Manezinho.

Captura de tainha na Barra da Lagoa, em Florianópolis – Foto: Leandro Silva/Divulgação/NDCaptura de tainha na Barra da Lagoa, em Florianópolis – Foto: Leandro Silva/Divulgação/ND

Para começar, o manezinho da Ilha é tão querido que é celebrado duas vezes ao ano. Além da data em junho, que coincide com a temporada de pesca da tainha, o Dia Estadual do Manezinho é comemorado em 7 de janeiro.

O Já é Mané News também explicou a conexão entre o manezinho e a tainha: “A tainha é sinônimo de fartura. Por isso, ela é sempre tão aguardada. Muitos pescadores, antigamente, pagavam suas dívidas nos armazéns com a safra da tainha. Isso sem falar no sabor”, contou o Guia Manezinho.

Entre os destaques deste Já é Mané também estão a origem da denominação “manezinho” e a velha disputa entre as maternidades Carmela Dutra e Carlos Corrêa.

Confira o Já é Mané News completo!

+

BG Florianópolis