Mercado Público entra no espírito natalino nessa segunda-feira (6) na Capital

Espaço será decorado com bolas e enfeites natalinos de crochê e terá mostra com de painéis temáticos realizados por artistas da Ilha

Nessa quinta-feira (2) a Ilha foi envolvida por um diferente tipo de magia, o encanto do Natal, com as luzes, enfeites e a decoração em toda a cidade, o presépio gigante, as atrações nos bairros e a entrega da chave da cidade para o Papai Noel. E o coração do centro histórico de Florianópolis, referência e ponto de encontro de muitas gerações de manezinhos, o Mercado Público, também estará de cara nova para esperar uma das celebrações mais emocionantes do ano.

Crocheteiros e crocheteiras da Ilha fizeram os paineis e enfeites que vão decorar o Mercado Público de Florianópolis – Foto: Divulgação/NDCrocheteiros e crocheteiras da Ilha fizeram os paineis e enfeites que vão decorar o Mercado Público de Florianópolis – Foto: Divulgação/ND

As crocheteiras e crocheteiros da Capital botaram a mão na massa e produziram enfeites e diversas peças de decoração para enfeitar o espaço, destino de moradores locais e visitantes do país e do mundo. Nesta segunda-feira (6) também será aberta no local uma mostra de painéis natalinos em crochê.

A iniciativa é da Secretaria Municipal de Turismo, Tecnologia e Desenvolvimento Econômico, que lançou o Primeiro Concurso Crochetando o Natal para selecionar 24 painéis natalinos, que seriam expostos nas entradas e saídas do vão central. O órgão recebeu 18 inscrições e recebeu 16 painéis. Destes, foram selecionados os três melhores (pessoa física) e um painel representando uma entidade municipal.

Uma comissão técnica avaliou as obras para definir os vencedores, respeitando os critérios estabelecidos pelo edital.

De acordo com a secretária adjunta de Turismo, Tecnologia e Desenvolvimento Econômico, Roseli Pereira, que analisou todos os painéis, a ideia foi de fazer um grande mosaico em crochê, para mostrar a criatividade “e a arte dos nossos crocheteiros e crocheteiras. O crochê é uma técnica artesanal milenar. Uma iniciativa brilhante, em mãos mágicas, que trazem ao Mercado Público as cores que alegram nosso Natal”, ressalta ela.

Bolas de crochê serão distribuídas por todo o espaço histórico da Capital – Foto: Divulgação/NDBolas de crochê serão distribuídas por todo o espaço histórico da Capital – Foto: Divulgação/ND

Também será realizada, na segunda-feira (6), uma cerimônia de entrega de troféus aos colocados no concurso, já com todos os painéis expostos. Alguns artistas também terão seus produtos à venda aos interessados.

A cerimônia de abertura da exposição ocorrerá às 10h, no vão central do Mercado. Além disso quem passar por ali se surpreenderá com a beleza das bolas natalinas todas feitas em crochê distribuídas pelo ambiente, que vão conferir um charme a mais neste ponto histórico tão importante para o município.

Viva o Mercado Público de Florianópolis

Além da mostra e da decoração especial de Natal, o Mercado Público também é palco, neste mês de dezembro, de um novo projeto cultural, que movimenta o espaço todas as quartas-feiras, das 12h30 às 13h30, quando transitam pelo local milhares de pessoas.

A cada semana, quem for ao local às quartas-feiras, nesse horário, poderá desfrutar de uma apresentação musical ou artística, que pretende proporcionar um momento agradável e inesquecível para a população da Capital e para os visitantes da Ilha de Santa Catarina, que poderão levar de volta às suas cidades de origem uma experiência turística positiva e boas lembranças.

Na próxima quarta-feira (8) se apresentará no local a dupla ABRUNA & Giovanni Erthal, com repertório de MPB (Música Popular Brasileira) e músicas autorais.

Roseli Pereira lembra que além de contribuir para a economia criativa da cidade e alegrar o dia das pessoas que transitam pelo Mercado, a iniciativa também valoriza os artistas locais.

“Quem passar por ali para ir ao trabalho ou a passeio poderá apreciar uma boa música, em uma das melhores horas do dia o almoço, para aproveitar aquele tempinho em que se pode dar uma pausa na correria do dia a dia. Venha desfrutar conosco e traga seus amigos. Lembramos ainda que os eventos são realizados com todos os cuidados e protocolos sanitários em relação à pandemia de Covid-19”, finaliza a secretária adjunta.

Conforme determina a Lei Municipal nº 10.199, de 27 de março de 2017, a Prefeitura Municipal de Florianópolis informa que a produção deste conteúdo não teve custo, e sua veiculação custou R$2.000,00 reais neste portal.

+

Prefeitura de Florianópolis

Loading...