Moacir Pereira

Notícias, comentários e análises sobre política, economia, arte e cultura de Santa Catarina com o melhor comentarista politico de Santa Catarina. Fundador do Curso de Jornalismo da UFSC. Integrante da Academia Catarinense de Letras e do Instituto Histórico e Geográfico de Santa Catarina, é autor de 53 livros publicados.


Morre na Capital escritor e imortal João Paulo Silveira de Souza

Destacou-se como professor, jornalista e premiado escritor

Faleceu hoje no Hospital de Caridade o professor, jornalista e escritor João Paulo Silveira de Souza, titular da cadeira 33 da Academia Catarinense de Letras.  Foi integrante do Grupo Sul e se projetou como ficcionista, com obras premiadas de conto e crônica. Tinha 88 anos.

Escritor traduziu Kafka do alemão – Foto: arquivoEscritor traduziu Kafka do alemão – Foto: arquivo

O jurista, poeta e escritor Péricles Prade escreveu: “Silveira de Souza é autor de O Vigia e a Cidade, Ecos do Porão, Relatos Escolhidos, Triloló para Flauta e Cavaquinho, Cavalo em Chamas, Pequenos Desencontros,  entre outros, e tradutor, em especial , dos des(aforismos) de Franz Kafka, diretamente do alemão.
O jornalista e escritor Oldemar Olsen Junior assinalou: “Silveira de Souza era dono de um linguajar enxuto que lembra a prosa hemingwayana. E mesmo cortejado pelo significado e relevância do que fez, Silveira de Souza sempre se manteve arredio aos acenos de qualquer espécie de alienação ou comodismo… Sua morte deixa uma grande lacuna na arte literária de nosso Estado.”

Seu corpo será velado a partir das 19 horas no Crematório Vaticano, no Itacorobi.

Participe do grupo e receba as principais notícias
da Grande Florianópolis na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os
termos de uso e privacidade do WhatsApp.