Morre Sidney Poitier, primeiro intérprete negro a receber o Oscar de Melhor Ator

Com 94 anos, Sidney deixa seis filhos para trás; ator é considerado como um dos melhores e maiores de sua geração

O astro de Hollywood, Sidney Poitier, morreu nesta sexta-feira (7), aos 94 anos. Poitier era reconhecido por ser o primeiro ator negro a ganhar um Oscar na Academia, pelo filme “Uma Voz Nas Sombras”, de 1964. Sidney era famoso também pelo longa “Adivinha Quem Vem Para o Jantar”. A causa da morte do ator ainda não foi revelada.

Ator Sidney Poitier foi o primeiro negro a ganhar um Oscar – Foto: Internet/Divulgação/NDAtor Sidney Poitier foi o primeiro negro a ganhar um Oscar – Foto: Internet/Divulgação/ND

A notícia de sua morte foi anunciada pelo ministro das Relações Exteriores das Bahamas, Fred Mitchell. Foi no país que Poitier cresceu, tendo dupla cidadania nos Estados Unidos, pois nasceu, em 1927, na América do Norte durante uma visita dos pais ao local.

Aos 15 anos, mudou-se para os EUA. Em Nova Iorque, trabalhava como zelador do American Negro Theatre, e recebia pagamentos em forma de aulas de atuação. Logo depois estreou nos palcos, com o espetáculo “Days of Our Youth”.

No entanto, foi somente em 1955 que ele lançou seu primeiro filme, “Blackboard Jungle”, no qual era o ator principal. Em 1958, com o filme “The Defiant Ones”, ele teve seu primeiro contato com indicações ao Oscar, concorrendo com Tony Curtis o prêmio de Melhor Ator.

Durante toda a sua carreira, Poitier lutou contra a pobreza, o analfabetismo e o preconceito, até se tornar um dos atores negros mais renomados e reconhecidos pelo público. O ator deixa seis filhos, em parceria com sua esposa Joanna Shimkus.

Loading...