Mostra de Cinema Infantil de Florianópolis terá ‘Tarsilinha’ e show da Camerata no sábado

Mostra celebra duas décadas em 2021 como o mais longevo e um dos mais importantes festivais do gênero no Brasil; programação é gratuita e totalmente online

O longa de animação ‘Tarsilinha’, filme inspirado na obra da artista brasileira Tarsila do Amaral (1886-1973) e dirigido por Celia Catunda e Kiko Mistrorigo, terá exibição especial ao vivo durante a 20ª Mostra de Cinema Infantil de Florianópolis. A sessão gratuita será no dia 23 de outubro, às 16h, a partir do site oficial e poderá ser assistida de qualquer cidade do país.

Filme Tarsilinha será exibido na Mostra de Cinema Infantil neste sábado (23) – Foto: Divulgação/NDFilme Tarsilinha será exibido na Mostra de Cinema Infantil neste sábado (23) – Foto: Divulgação/ND

Depois do filme, a Camerata Florianópolis apresenta ao vivo um concerto preparado especialmente para o festival: Villa-Lobos para Crianças.

O longa conta a história da jornada de uma menina de oito anos para recuperar a memória de sua mãe. O filme não é uma biografia de Tarsila do Amaral, mas é inspirado nas obras da artista modernista. Em termos visuais, a personagem transita pelo universo de cores, estruturas e formas característicos do universo pictográfico de Tarsila.

“O filme se concentra muito na obra de Tarsila como um universo fantástico que ela criou. Incorporamos o conceito do modernismo e o que foi esse momento da antropofagia. Na narrativa a gente traz esses elementos a partir da memória, da possibilidade de você absorver informações e lembranças. Incorporar uma obra como o Abaporu e transformá-lo, na narrativa, numa montanha grande lotada de memórias, por exemplo”, diz Celia Catunda, diretora da animação ao lado de Kiko Mistrorigo.

Camerata Florianópolis apresenta Villa Lobos para crianças

A Camerata Florianópolis, regida pelo maestro Jeferson Della Rocca, interpretará, também no sábado (23), o concerto Villa-Lobos para Crianças.

Músicos da Camerata ensaiam para o primeiro evento-teste em Santa Catarina – Foto: Divulgação/ Camerata/ NDMúsicos da Camerata ensaiam para o primeiro evento-teste em Santa Catarina – Foto: Divulgação/ Camerata/ ND

Estão no repertório músicas infantis selecionadas e arranjadas por um dos maiores compositores da música clássica brasileira, Heitor Villa-Lobos (1887-1959), entre elas Trenzinho Caipira, parte da trilha sonora do filme Tarsilinha, e a música-tema do longa, composta por Zeca Baleiro e inspirada na obra do compositor.

As peças evidenciam a profunda pesquisa de Villa-Lobos sobre as raízes nacionais de nossa cultura com a linguagem modernista da primeira metade do século 20. A apresentação será ao vivo, logo após a exibição de Tarsilinha, às 17h30.

No programa estão peças como Pai Francisco, Fui no Itororó, Ciranda Cirandinha, Nesta Rua, Bam-Ba-La-Lão, A canoa virou, Capelinha de Melão, Cai-cai Balão, O Cravo brigou com a Rosa, Samba Lelê e Terezinha de Jesus, entre outras. Para crianças de todas as idades. Transmissão ao vivo e gratuita para todo o Brasil a partir do site oficial do evento.

Mostra tem programação até o dia 31 de outubro

O evento começou no dia 16 de outubro e segue até o dia 31 com programação gratuita e virtual. São 140 filmes, shows de música, sessões de cinema ao vivo e bate-papo, oficinas para produtores culturais e crianças, entre outras atividades. Confira a programação completa aqui.

Participe do grupo e receba as principais notícias
da Grande Florianópolis na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os
termos de uso e privacidade do WhatsApp.
+

Cultura

Loading...