Mostra de cinema infantil tem filme com crianças de Florianópolis; veja como assistir

'Monstra' será exibido online nesta quarta (25) e quinta-feira (26) em rede social

Filmes e documentários que abordam o universo infantil serão apresentados na ‘Monstra’, mostra de filmes com crianças que acontece nos dias 25 e 26 de maio, às 19h30, com transmissão pelo canal de YouTube da Usina da Imaginação. Serão exibidas produções audiovisuais feitas por crianças de diversas partes do Brasil durante a pandemia de Covid-19.

Mostra de cinema infantil terá transmissão ao vivo em rede social- Foto: Divulgação/NDMostra de cinema infantil terá transmissão ao vivo em rede social- Foto: Divulgação/ND

O documentário ‘Cidade das Crianças’, de Rita de Cácia Oenning da Silva e Kurt Shaw, foi produzido entre outubro e novembro de 2020 e uniu, remotamente, 15 crianças de diferentes grupos sociais de Florianópolis para falar sobre a cidade que desejam , em especial às crianças que têm até seis anos.

“Fica evidente a importância de ouvir as crianças para pensar melhorias na cidade, assim como a necessidade de uma cidade acessível às crianças da primeira infância. Essa escuta tem como perspectiva também sensibilizar os gestores públicos para mudanças em Florianópolis”, afirma Silva, diretora do documentário.

Os depoimentos foram gravados durante oficinas de arte e planejamento urbano do projeto ‘Inspiração’. Já os curtas de ficção “Renata e os Monstros” e “O Mistério da Floresta”, prestes a serem exibidos no primeiro dia da Monstra, foram produzidos por crianças de diferentes estados brasileiros, como Santa Catarina, São Paulo, Rio de Janeiro, Bahia, Goiás, Rio Grande do Norte e Minas Gerais.

No total, cerca de 25 crianças com idade entre 7 e 14 anos estiveram envolvidas na iniciativa, com coordenação e produção audiovisual também de Silva e Shaw.

“Os temas que surgiram nos dois filmes são parecidos: a vontade de liberdade e de brincar/explorar a natureza; a relação com a cidade e meio ambiente; o excesso de tecnologia na vida das crianças e as fake news; a necessidade do diálogo para resolução dos conflitos entre pais e filhos; o gênero e suas expressões e como as pessoas podem ser bem mais monstruosos que os monstros”, conta Shaw.

Os curtas foram produzidos pelo projeto Inspiração pela Usina da Imaginação e pela produtora Flor do Vento, que também são responsáveis pela realização da Monstra, que conta também com apoio da Templeton Foundation, do Comitê Crianças e Adolescentes do Fazendo Gênero/ IEG-UFSC e do Festival Ciranda Filmes.

Programação da mostra

Quarta-feira (25), às 19h30:

  • Lançamento dos filmes de ficção “Renata e os Monstros” e “O Mistério da Floresta” ;
  • Bate-papo com as crianças participantes após a sessão.

Quinta-feira (26), às 19h30:

  • Lançamento do documentário “A Cidade das Crianças”;
  • Bate-papo com as crianças participantes após a sessão.

Participe do grupo e receba as principais notícias
da Grande Florianópolis na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os
termos de uso e privacidade do WhatsApp.
+

Cultura

Loading...