Karina Manarin

Com foco em notícias de política, o blog traz todos os dias também as informações do cotidiano e que interferem diretamente na vida das pessoas de todo o Sul Catarinense.


Museu de Santa Catarina firma convênio internacional com o Museu de Genova, na Itália

O museu ao Ar livre de Orleans, no Sul do Estado, formalizou convênio com o Museo Nazionale dell’Emigrazione, de Genova, na Itália.

O museu ao Ar livre de Orleans, no Sul do Estado, formalizou convênio com o Museo Nazionale dell’Emigrazione, de Genova, na Itália.

Convênio foi firmado de forma virtual nesta semana – Foto: Museu Orleans Convênio ItáliaConvênio foi firmado de forma virtual nesta semana – Foto: Museu Orleans Convênio Itália

A cerimônia aconteceu nesta semana, de forma virtual, e pelo acordo o Malpi, e o museu italiano desenvolverão parceria com a intenção de compartilhar documentos, colaborar para a proteção, valorização, divulgação do patrimônio cultural da emigração (na visão italiana) e imigração (na visão brasileira).

O secretario do Comitato di Indivizzo Mei, Pierangelo Campodonico, informou que o Museu da Emigração em Genova, tem previsão de ser inaugurado em 2022, na próxima primavera italiana e quer contar a história dos italianos espalhados nos cinco continentes.

Conforme ele descreveu, os brasileiros são os que têm mais orgulho de recolher documentos, fotos e histórias. A intenção é ainda ter um grande museu digital. Conforme Campodonico, o Brasil é o terceiro pais que mais recebeu imigrantes italianos no mundo, ficando atrás dos Estados Unidos e da Argentina. “Nossa missão é de recolher essas histórias”, declarou.

A cerimônia  teve participação também do prefeito de Orleans, Jorge Koch, do MDB do Consul Italiano para Paraná e Santa Catarina, Salvatare di Venezia; do Pró-reitor Administrativo do Unibave; Dimas Ailton Rocha; da Diretora de Cultura do Unibave, Edina Furlan Rampinelli e do Diretor de Tecnologia da Informação, Paulo André Doneda Jung.

Loading...