Natal da Virada começa nesta quinta-feira (2) com o acendimento das luzes na Capital

Além das atrações que abrirão a programação na cidade, programação terá iluminação especial, shows, parada, caravana do Papai Noel nos bairros e surpresas para a população

Luzes, cores e muito brilho. A magia do Natal já toma conta da Capital nas casas, prédios e empreendimentos neste ano, em que a celebração do feriado promete ser uma das mais emocionantes em todo o mundo, após as dificuldades e desafios impostos pela pandemia de Covid-19 há quase dois anos. Em Florianópolis, que já tem mais de 82% de sua população completamente imunizada contra a doença, um dos índices mais altos do mundo, a programação terá início nesta quinta-feira (2), quando as luzes serão acesas no Largo da Catedral, a partir das 19h.

A chave da cidade, como nos anos anteriores, conforme ilustra a foto, será entregue ao Papai Noel nesta quinta-feira (2) – Foto: PMF/Arquivo/Divulgação/NDA chave da cidade, como nos anos anteriores, conforme ilustra a foto, será entregue ao Papai Noel nesta quinta-feira (2) – Foto: PMF/Arquivo/Divulgação/ND

De acordo com a Prefeitura de Florianópolis, com a a retomada das atrações natalinas, a cidade vai receber iluminação especial, elementos decorativos, casa do Papai Noel, presépio em tamanho real, além de apresentações artísticas que vão reunir performance teatral com personagens caracterizados.

A Parada de Natal será realizada nos dias 16 e 17 de dezembro, na Praça XV de Novembro, e deverá reunir centenas de pessoas com a presença da Banda do Papai Noel, entre outras apresentações.

“Preparamos uma celebração para toda a família para essa data tão especial. Passamos por momentos muito difíceis, sabemos que muitas pessoas tiveram perdas irreparáveis, mas com muita determinação, força de vontade e com a colaboração de todos estamos superando esta batalha contra o coronavírus. Hoje já temos mais de 103% dos adultos imunizados e vamos avançar cada vez mais.  Esperamos que todos possam aproveitar as atrações da nossa programação, claro, respeitando os protocolos de segurança sanitária”, afirma o prefeito de Florianópolis, Gean Loureiro.

Chave da cidade será entregue ao Papai Noel

O tradicional acendimento das luzes de Natal, que ocorrerá nesta quinta-feira (2), abrirá as festividades da programação no município. Nesse momento, o Papai Noel receberá a chave da cidade das mãos do prefeito Gean Loureiro.

Nesse dia, no Largo da Catedral, informa o município, haverá surpresas para a população, que estão sendo cuidadosamente elaboradas pelas equipes da área. Pensando na segurança da população e para seguir as normas de prevenção adotadas, um espaço, em frente à Catedral, será cercado para o controle e exigência do passaporte da vacinação.

Programação também terá presépio e muitas outras atrações na Capital – Foto: PMF/Arquivo/Divulgação/NDProgramação também terá presépio e muitas outras atrações na Capital – Foto: PMF/Arquivo/Divulgação/ND

Para acessarem este local, os interessados deverão obrigatoriamente apresentar o comprovante da vacinação. Serão duas entradas, uma na rua Arcipreste Paiva e a outra na rua Padre Miguelinho. As duas saídas estarão localizadas na Praça XV de Novembro.

O evento terá início às 19h e contará com a alegria da Banda do Papai Noel da CDL de Florianópolis, a apresentação do músico e pianista Luiz Zago, com participação de convidados, além da chegada do Papai Noel e do acionamento do botão que iluminará a cidade. A programação continua na Praça 15, que terá o jardim decorado, Casa do Papai Noel em estilo açoriano, grandes personagens e iluminação cenográfica com cerca de 30 mil micro lâmpadas.

Parada de Natal

A ponte Hercílio Luz, cartão postal da cidade, também será palco da Parada de Natal nesse ano. O show, além do cenário encantador, terá carros cenográficos e diversas alas coreografadas com figuras natalinas iluminadas, como: anjos, reis magos e brinquedos representativos com mais de 250 integrantes.

Beatriz Rosa da Paz, 58 anos, moradora do bairro Rio Vermelho, no Norte da Ilha, diz que aguarda com ansiedade o início das atrações. “No ano passado estávamos sem muita esperança nessa época. No ano passado não pude encontrar filhos nesta data, mas nesse ano vamos conseguir nos ver, estamos todos vacinados e vamos ter cuidado na celebração. Todos os anos eu fico esperando o início do Natal na cidade. Imagino que em 2021 seja tudo lindo, mal posso esperar para ver as atrações”, afirma.

Tradicional acendimento das luzes de Natal, que ocorrerá nesta quinta-feira (2), abrirá as festividades da programação no município – Foto: PMF/Arquivo/Divulgação/NDTradicional acendimento das luzes de Natal, que ocorrerá nesta quinta-feira (2), abrirá as festividades da programação no município – Foto: PMF/Arquivo/Divulgação/ND

Mudanças no trânsito

Com a programação de Natal, serão feitas mudanças no trânsito desde essa quinta-feira (2). As ações terão o apoio da Polícia Militar de Santa Catarina e a Guarda Municipal de Florianópolis, que mobilizará cerca de 100 agentes de segurança pra atuar  na organização do evento de acendimento das luzes de Natal. A partir das 17h, do dia 02, iniciam os bloqueios viários necessários para a realização do evento.

Os motoristas precisam ficar atentos, pois não poderão acessar a Rua Arcipreste Paiva no cruzamento com a Rua Marechal Guilherme, bem como, a via em frente do Largo da Catedral e a Praça XV, que também estarão bloqueadas.

As linhas executivas do transporte coletivo também terão alterações no itinerário:

Sentido Centro/Bairro

Norte /Leste/ Central: sobe a Rua dos Ilhéus e entra na Rua Dorval Melchiades de Souza e volta ao itinerário normal;Sul: atrasa em 5 min a partida para não impactar no horário de passagem nos pontos após o TICEN e sai do TECIF direto para o Sul da Ilha; Continente/Ponte Viva: sobe a Rua dos Ilhéus, Av. Rio Branco seguindo itinerário normal;

Sentido Bairro/Centro

Norte/Leste/Central/Ponte Viva: Rua Jerônimo, Rua Tenente Silveira, Rua Pedro Ivo, Av Paulo Fontes;Sul / Continente: Av. Hercílio Luz e entra direto no TECIF.

Caravana do Papai Noel nos bairros

A partir dessa sexta (3), Florianópolis contará com eventos e apresentações especiais com a participação de grupos artísticos e corais de 14 regiões da cidade. Confira os dias em que a Caravana do Papai Noel passará pelo seu bairro:

Dia 03 – Coqueiros | Parque de Coqueiros;

Dia 04 – Estreito | Praça Nossa Senhora de Fátima;

Dia 05 – Carianos | Praça do Carianos;

Dia 07 – Rio Tavares | Conselho Comunitário da Fazenda do Rio Tavares;

Dia 08 – Tapera | Praça da Tapera;

Dia 09 – Agronômica | Praça Chico Mendes – ao lado do Direto do Campo;

Dia 10 – Ribeirão da Ilha – Igreja Nossa Senhora da Lapa;

Dia 11 – Santo Antônio de Lisboa | Praça Getúlio Vargas;

Dia 12 – Lagoa da Conceição | Praça Bento Silvério;

Dia 14 – Barra da Lagoa | Praça Aderbal José dos Santos;

Dia 15 – Ingleses | Parque Linear;

Dia 16 – Canasvieiras | Praça Francisco Germano da Costa – Chico Camarão

Dia 17 – Rio Vermelho | Praça da Igreja;

Dia 18 – Armação | Centrinho da Praia da Armação;

***A programação acontecerá sempre a partir das 19h30min.

Conforme determina a Lei Municipal nº 10.199, de 27 de março de 2017, a Prefeitura Municipal de Florianópolis informa que a produção deste conteúdo não teve custo, e sua veiculação custou R$2.000,00 reais neste portal.

+

Prefeitura de Florianópolis

Loading...