Fabio Gadotti

fabio.gadotti@ndmais.com.br Comportamento, políticas públicas, tendências e inovação. Uma coluna sobre fatos e personagens de Florianópolis e região.


Novembrada, carnavais e os paralelepípedos do Centro de Florianópolis

Leitor comenta a polêmica proposta de retirada das pedras do entorno da Praça XV que foi suspensa por conta de uma ação civil do Ministério Público de SC

O leitor Wlade Menta de Freitas, que vem acompanhando a discussão e a ação judicial em torno do projeto de revitalização da ala leste do Centro Histórico de Florianópolis, escreve à coluna para defender a manutenção dos paralelepípedos.

Ele fala principalmente sobre a memória afetiva que envolve o entorno da Praça XV. “Seria bom manter essas pedras ali, pois o valor histórico delas pode não ser percebido, mas está ali”, diz o funcionário do Hemosc.

Centro Histórico de Florianópolis – Foto: Fabio Gadotti/NDCentro Histórico de Florianópolis – Foto: Fabio Gadotti/ND

Wlade lembra, por exemplo, de fatos políticos marcantes e manifestações populares que tiveram o núcleo fundacional da cidade como cenário . Cita a Novembrada: “Foi um levante e um grito contra o que estava acontecendo naquela época, final da ditadura. Então toda a energia daquele dia em questão está ali impresso naquele calçamento, não aparece, não tem cheiro nem sabor mas está ali. Falo da energia do povo que ali ficou por assim dizer, que na época estava gritando por liberdade”.

E faz menção também aos “inúmeros carnavais” realizados em volta da praça, que estão na memória dos moradores. “Hoje restam poucas ruas desse tipo de calçamento na cidade. Talvez fosse bom preservarmos estas por onde tanto o povo da Capital e turistas pisaram. Acho louvável revitalizar, mas essa revitalização moderna acaba por descaracterizar o lugar”, diz.

Participe do grupo e receba as principais notícias
da Grande Florianópolis na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os
termos de uso e privacidade do WhatsApp.
Loading...