Moacir Pereira

Notícias, comentários e análises sobre política, economia, arte e cultura de Santa Catarina com o melhor comentarista politico de Santa Catarina. Fundador do Curso de Jornalismo da UFSC. Integrante da Academia Catarinense de Letras e do Instituto Histórico e Geográfico de Santa Catarina, é autor de 53 livros publicados.


O feriado de Corpus Christi: a origem da celebração religiosa

Confecção de tapetes nas vias do centro histórico das cidades é uma tradição nos Açores

A confecção de tapetes artísticos nas ruas do centro histórico das cidades católicas de descendência portuguesa é uma das tradições deste feriado de Corpus Christi.

A cerimônia cristã foi instituída pelo Papa Urbano IV em 1264, para ser comemorada 60 dias após a Páscoa e na primeira quinta-feira depois do Domingo da Santíssima Trindade.

O primeiro a celebrá-la foi São Tomás de Aquino. A beleza dos tapetes coloridos veio dos Açores no período colonial. A cidade de Ouro Preto, em Minas Gerais, costuma produzir tapetes maravilhosos nesta data.

Ouro Preto confecciona tapetes artísticos – Foto: DivulgaçãoOuro Preto confecciona tapetes artísticos – Foto: Divulgação

Em Florianópolis, quando nos anos anteriores com as procissões, os tapetes enfeitavam a Praça XV de Novembro. A tradição ocorre, também, na procissão do Senhor dos Passos.

Tapetes são confeccionados nas procissões mais populares de Florianópolis – Foto: NDMaisTapetes são confeccionados nas procissões mais populares de Florianópolis – Foto: NDMais

Participe do grupo e receba as principais notícias
da Grande Florianópolis na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os
termos de uso e privacidade do WhatsApp.