ONG de Florianópolis abre concurso de audiovisual com premiação; confira

Edital, que tem inscrições gratuitas até o dia 28 de fevereiro, irá selecionar 30 participantes de todo o país para oficinas sobre a primeira infância

Um edital promovido pela ONG (Organização Não Governamental) Usina da Imaginação, de Florianópolis, tem inscrições gratuitas até o dia 28 de fevereiro.

Voltado à produção audiovisual de baixo custo, o concurso irá selecionar 30 participantes no país para cinco dias de oficinas, 15 dias de mentoria e produção dos vídeos e ao final um concurso com premiação em equipamentos.

Podem se inscrever pessoas com idade acima de 15 anos, com conhecimento básico de audiovisual e envolvidas com a primeira infância, de todos os lugares do país.

Pessoas olham para a tela de uma câmeraEdital irá promover oficinas de audiovisual e premiação para vídeos sobre a primeira infância – Foto: Kurt Schaw/Divulgação/ND

Promovido pela Usina da Imaginação, com financiamento da Bernard van Leer Foundation, o edital é parte do Laboratório de Campanha para a Primeira Infância, o Pirilampo Criativo Lab.

É pré-requisito possuir equipamentos próprios ou de parcerias, sejam profissionais ou não, como celulares, para captação de imagens e posterior edição dos vídeos.

Por conta da pandemia, todas as fases do edital serão on-line. A ficha para a inscrição, gratuita, está disponível no site da Usina da Imaginação.

Histórias sobre a infância

A produção dos audiovisuais deve abordar duas linhas temáticas: Natureza de brincar, com foco na importância do convívio e livre brincar de crianças de 0 a 3 anos na natureza, e Paternidade Presente, ressaltando a participação de homens (de diversas classes e grupos) que são ativos na vida e no cuidar do desenvolvimento de seus filhos nos primeiros anos de vida (0 aos 3 anos).

As histórias retratadas podem mostrar diferentes contextos, como indígena, quilombola, rural, urbano, periférico, entre outros.

“Ao final desse processo a gente terá 30 vídeos que retratam a diversidade de contextos e realidades da primeira infância no país, incentivando o olhar sobre essa fase da infância e principalmente motivar iniciativas e políticas públicas para atendê-la”, enfatiza a antropóloga e cineasta Rita de Cácia Oenning da Silva, à frente do Pirilampo Criativo Lab junto ao filósofo e cineasta Kurt Shaw.

O edital incentiva a participação de pessoas com pouca representatividade no audiovisual (indígenas, negra/os, moradores de quilombolas, periferia, meio rural, mulheres, LGBT+, entre outros).

Oficinas, mentorias e premiação

As oficinas serão realizadas de 8 a 12 de março, no período noturno, com profissionais que atuam no mercado audiovisual. A formação abrangerá todas as etapas da produção de um vídeo sempre com o olhar voltado à primeira infância.

O participante será orientado numa espécie de mentoria desde a realização até a entrega do material. As melhores produções serão escolhidas por um júri de profissionais ligados ao Pirilampo Criativo Lab, além de votação popular.

O primeiro lugar ganhará uma câmera profissional de entrada com lente e microfone shotgun, o segundo colocado receberá um smartphone com sistema multicâmera, tripé e microfone do tipo lapela, e o terceiro lugar levará um smartphone com sistema multicâmera.

ONG tem sede em Florianópolis

A ONG Usina da Imaginação está à frente do Pirilampo Criativo Lab, um laboratório de campanha para a primeira infância que tem como meta fortalecer a sociedade civil e dialogar com gestores motivando políticas para esse setor. A principal ferramenta é o audiovisual.

No currículo do Lab há o processo de construção do Plano Municipal para a Primeira Infância em Recife, com a produção de documentários e proposição de lei para fechamento de vias públicas para o livre brincar, o chamado PL Ruas de brincar, e do projeto Favela News.

Durante a pandemia desenvolveu oficinas de arte e urbanismo e documentário em Florianópolis a partir da escuta de crianças sobre a cidade dos sonhos delas.

A ação estava conectada ao projeto Inspira Ação e à campanha Criança é Prioridade, que buscou sensibilizar os gestores municipais para a causa da primeira infância.

Sobre a Usina da Imaginação

Funcionando informalmente há 20 anos pelo trabalho da antropóloga Rita da Silva e do filósofo Kurt Shaw, foi oficializada em 2016 em Florianópolis.

A ONG realiza pesquisa, formação, produção cultural, desenvolvimento de produtos audiovisuais e mobilização comunitária para processos de valorização e transformação cultural em diferentes meios, envolvendo especialmente crianças e jovens.

O objetivo é inspirar indivíduos, coletivos e comunidades a valorizar suas culturas e conhecimentos para promover a equidade de raça, gênero e promover o diálogo e o vínculo inter-geracional.

Um dos eixos fortes da Usina são campanhas e advocacy, buscando assim também influir na criação e aprimoramento de políticas públicas, sempre através da arte e da criatividade.

Serviço:

  • Inscrições: até 28/2, pelo site usinadaimaginacao.org
  • Resultado da seleção: 5/3
  • Realização das oficinas técnicas e artísticas: 8 a 12/03
  • Produção e realização dos vídeos: 15 a 30/3
  • Entrega dos vídeos por meio de plataforma digital: 31/3
  • Votação popular e júri: 1 a 8/4
  • Premiação Geral em live no canal da Usina da Imaginação: 8/4

Participe do grupo e receba as principais notícias
da Grande Florianópolis na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os
termos de uso e privacidade do WhatsApp.
Loading...