Paulo Govêa volta a expor em Florianópolis a partir desta quarta-feira

O artista apresenta a mostra inédita “Tentativas & Assertos”

Paulo Govêa - Divulgação/ND
Paulo Govêa está há um ano na Capital fazendo pesquisas e novos trabalhos – Divulgação/ND

Aos 39 anos, Paulo Govêa vive momentos importantes na carreira de 11 anos nas artes plásticas. Sua arte é fácil de reconhecer. Sempre com um personagem de cabeça grande em um contexto colorido, Paulo procura ambientá-lo em um espaço lúdico, aparentemente surreal, mas carregado de significado. Por algum tempo foi possível ver suas obras em paredões da Capital, outros ainda resistem nos Estados Unidos e na Indonésia.

O artista é paulista, mas há 14 anos mora em Florianópolis. Morar também é modo de dizer. Por aqui encontrou sua casa, trouxe a família, mas sua alma parece mesmo ser do mundo, inclusive reconhece a vontade de morar fora do país. Desde 2012 não expõe na Capital, pois esteve entre as cidades de Barcelona e Nova York trabalhando, pintando e organizando outras exposições. A mais recente foi participação na mostra “Inside the wild heart”, em parceria com um grupo teatral de brasileiros que fez um intervenção teatral com fragmentos da carreira de Clarice Lispector. A exposição ficou em cartaz em um dos endereços mais badalados da arte contemporânea de Nova York, Williamsburg, e teve a obra de Paulo como imagem do convite. “Criei uma rede de clientes também fora do Brasil, e exposições como essas ajudam a divulgar de maneira muito importante”, diz. 

De volta a Florianópolis há um ano, Paulo procurou estudar e produzir novas obras com a intenção de apresentar em Berlim e novamente em Barcelona no ano que vem. Na cidade, abre a exposição individual inédita “Tentativas & Assertos”, no Mercado Art, no Centro de Florianópolis.  

Paulo Govêa - Divulgação/ND
Sua obra é caracterizada por bonecos de cabeças grandes – Divulgação/ND

Com curadoria de Fábio Gerevine, o trabalho é resultado de muitas histórias e do estudo de novas técnicas desenvolvidas por Govêa nos últimos anos. “A exposição mostra a evolução e o amadurecimento de um artista promissor. Técnicas pictóricas mais apuradas e desenvolvimento das temáticas de maneira mais elaborada e conceitual; não se trata apenas de demonstrar seus personagens nas cenas do dia a dia, mas de criar uma história repleta de simbolismos e elementos”, avalia Gerevine. 

A exposição é composta por 25 obras com conceitos independentes entre si, e técnicas diversificadas, como acrílica sobre tela, através de tentativas, erros e acertos – por isso o nome da mostra. As pesquisas resultaram em peças com a presença de um personagem central e lúdico caminhando por diversos assuntos. “Os quadros não estão dentro de um tema, tem uns orgânicos e outros geométricos, nem de uma técnica, são coisas que estão dentro de mim, e as pessoas vão reconhecendo. São os expectadores que vão dizer se está certo ou errado. Dei uma quebrada no que vinha produzindo até hoje”, diz Paulo sobre os trabalhos com cores mais chapadas e volume.  

Serviço

O quê: exposição “Tentativas & Assertos”
Quando: de 21/12 a 30/12, das 12h às 19h
Onde: Mercato Art, rua Rafael Bandeira, 340, Centro, Florianópolis. Tel.: (48) 3224-6652
Quanto: gratuito

Participe do grupo e receba as principais notícias
da Grande Florianópolis na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os
termos de uso e privacidade do WhatsApp.
+

Cultura

Loading...