Tradição curiosa de SC, Pelznickel vira atração de programa nacional

O Natal é comemorado no mundo todo, mas de formas diferentes e em Guabiruba o "Papai Noel do mato" atrai curiosidades por ser um personagem que assusta

Cada lugar do mundo tem seu ritual, seu representante, como o Papai Noel, quando se trata do Natal. Uma tradição alemã em Guabiruba, no Vale do Itajaí, traz o Pelznickel, ou Papai Noel do Mato, um ajudante de São Nicolau que, ao entardecer, sai da mata onde mora e invade as ruas.

A Pelznickelplatz está disponível para visitação em Guabiruba – Foto: Jailson Pollheim/NDA Pelznickelplatz está disponível para visitação em Guabiruba – Foto: Jailson Pollheim/ND

Na sexta-feira (24), véspera de Natal, a Sociedade Pelznickel, de Guabiruba, foi entrevistada em programa do SBT nacional.

Entre os assuntos que foram abordados, na entrevista, está o fortalecimento da cultura através da criação da Sociedade Pelznickel.

Quem é o Pelznickel?

A criatura é coberta de folhas, barba-de-velho ou trapos de roupas escuras, com chifres e máscaras assustadoras, carrega correntes, chicotes e instrumentos barulhentos.

Ele faz isso, entre os dias 6 e 24 de dezembro e vem para cobrar obediência das crianças que aprontaram durante o ano, além de recompensar os que foram bonzinhos.

Casa do Pelznickel

Quem quiser conhecer esse personagem único pode visitar a Pelznickelplatz, ou Casa do Pelznickel, a partir das 19h, na rua Nicolau Schaefer, 647. A entrada é gratuita, mas os visitantes podem contribuir fazendo doações e ainda aproveitar o espaço com artesanatos e alimentos típicos da cultura alemã.

Participe do grupo e receba as principais notícias
de Blumenau e região na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os
termos de uso e privacidade do WhatsApp.
+

Cultura

Loading...