Livro de poemas de Cruz e Sousa será distribuído em escolas de SC

O livro “Triolé, Triolé, poemas de Cruz e Sousa vamos ler” ganhará novo formato e será entregue em escolas do Extremo-Sul catarinense entre 7 e 11 de junho

A obra “Triolé, Triolé, poemas de Cruz e Sousa vamos aprender” será distribuída entre os dias 7 e 11 de junho, em escolas dos seis municípios do Extremo-Sul catarinense (Passo de Torres, São João do Sul, Praia Grande, Santa Rosa do Sul, Sombrio e Balneário Gaivotas).

Livro com poemas de Cruz e Sousa será lançado no dia 17 de junhoLivro será lançado no dia 17 de junho, às 19h – Foto: UFSC/Divulgação/ND

A distribuição ocorrerá por conta do resultado do Edital Anderle de Estímulo à Cultura/2020, da FCC (Fundação Catarinense de Cultura). Além disso, os professores das escolas contempladas farão um curso de formação sobre o escritor e a estrutura triolé.

O lançamento do livro acontecerá depois da entrega do material nas instituições de educação, no dia 17 de junho, às 19h.

O livro reúne 20 poemas de Cruz e Sousa na estrutura fixa triolé. Foi organizado por Eliane Debus da UFSC (Universidade Federal de Santa Catarina), ilustrado por Anelise Zimmermann da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc) e será publicado pela editora Cruz e Sousa.

O que é triolé?

O triolé é um estilo de poemas de origem francesa, que tem rima e forma fixa. Ele tem três tipos de variações básicas, sendo elas “triolé simples”, “triolé dobrado no final” e o “triolé duplo”.

O triolé simples é o mais conhecido e é o que estará presente no livro. Ele é composto por uma estrofe de oito versos com oito silabas.

Principais características de Cruz e Sousa

João da Cruz e Sousa, poeta simbolista brasileiro que nasceu em 1861, na cidade catarinense de Nossa Senhora do Desterro (atual Florianópolis), tem suas obras marcas pela musicalidade, subjetivismo, individualismo, pessimismo, misticismo e espiritualidade.

Os temas mais abordados nos materiais do autor são amor, sofrimento, sensualidade, morte, religião e assuntos associados ao abolicionismo.

+

Cultura