Fabio Gadotti

fabio.gadotti@ndmais.com.br Comportamento, políticas públicas, tendências e inovação. Uma coluna sobre fatos e personagens de Florianópolis e região.


Prefeitura de Florianópolis tem projeto para o prédio da Escola Antonieta de Barros

Topázio Neto pediu doação do imóvel histórico, que foi cedido pelo Estado à Udesc em 2019, para fazer centro cultural e museu

O prefeito Topázio Neto pediu a doação ao município do prédio da antiga Escola Antonieta de Barros, na rua Victor Meirelles, no Centro Histórico de Florianópolis.

Reunião entre a Prefeitura de Florianópolis e a Udesc discutiu situação da Escola Antonieta de Barros – Foto: Cristiano Andujar/Divulgação/NDReunião entre a Prefeitura de Florianópolis e a Udesc discutiu situação da Escola Antonieta de Barros – Foto: Cristiano Andujar/Divulgação/ND

A reivindicação foi formalizada em ofício enviado ao reitor da Udesc, Dilmar Baretta, e reforçada em reunião presencial com representantes da universidade na manhã desta terça-feira (10).

“A ideia é fazer um centro cultural para inclusão de jovens, com foco na cultura negra e resgate da história de Antonieta de Barros. Queremos levar para lá a sede da Fundação Franklin Cascaes, para nos inserirmos culturalmente cada vez mais no centro leste”, afirmou Topázio.

O imóvel foi cedido à universidade em 26 dezembro de 2019 pelo governo do Estado, mas até agora não há uma definição sobre o que será feito no local.

A prefeitura também pretende implantar no local um museu dedicado à vida e a obra de Franklin Cascaes, “que dedicou sua vida ao estudo da cultura açoriana na Ilha de Santa Catarina e região, incluindo aspectos folclóricos, culturais, suas lendas e superstições, usando uma linguagem fonética para retratar a fala do povo no cotidiano”.

Participe do grupo e receba as principais notícias
da Grande Florianópolis na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os
termos de uso e privacidade do WhatsApp.
Loading...